No último sábado, dia 19, a sede do Regional Sul 1 recebeu a coordenação da Pastoral da Educação e Ensino Religioso para discutir e estruturar as atividades da Pastoral para 2025. Após um longo período de pausa devido à pandemia e à reestruturação da pastoral, participaram do encontro o coordenador estadual, Professor Edivan Mota e os agentes das de Diocese de Campo Limpo, Santo Amaro, Lins e da Arquidiocese de São Paulo.
A pauta central que conduziu a reunião foi o texto base do encontro nacional, cujo tema é “Educadores Peregrinos de Esperança”. A coordenação da pastoral apresentou aos participantes um panorama dos trabalhos para o restante do ano e para 2025, acolhendo as demandas partilhadas. Duas ações serão o foco do trabalho da pastoral em 2025: a realização de um censo para conhecer a realidade dos educadores e agentes de pastoral, e a assinatura de um acordo de cooperação entre o regional e a Secretaria de Estado da Educação para a promoção da “Medalha Patteo do Collegio”.
O encontro teve como objetivo criar um plano de ação. “Sentíamos um ímpeto de fazer acontecer, e isso não estava se concretizando. Precisávamos discutir nosso trabalho antes do encontro nacional marcado para o dia 15 de novembro no Espírito Santo. Queremos estar lá!”, disse a participante do encontro, Edna Loureiro. Ela lamentou a ausência de alguns membros, mas destacou a importância de traçar um norte para as atividades futuras.
A reunião foi um passo importante para o realinhamento da Pastoral da Educação e Ensino Religioso no Estado. Com uma experiência de mais de oito anos na pastoral, Edna compartilhou seu aprendizado e as vivências acumuladas ao longo dos anos. “Queremos garantir que todos falem a mesma língua e trabalhem de forma integrada. Se cada um agir isoladamente, não chegaremos a lugar nenhum. Estamos sempre buscando fazer a diferença, mesmo que de forma modesta.”
A participação de todos os membros na reunião foi considerada essencial para dar continuidade ao trabalho, mostrando que, mesmo em tempos desafiadores, a pastoral está disposta a se reinventar e atuar de maneira eficaz em prol da educação religiosa.
Fotos: Comunicação Regional Sul 1