A sede do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolheu, no dia 7 de fevereiro, pela manhã, os coordenadores estaduais para a formação conjunta voltada para a Campanha da Fraternidade de 2026, CF e Moradia (“Ele veio morar entre nós”). O objetivo do encontro, além de apresentar a cada ano os pontos-chave da Campanha da Fraternidade, é promover a sinodalidade e a escuta conjunta, de forma a criar um momento de Pastoral de Conjunto.

Estiveram presentes representantes das diversas pastorais, com destaque sobretudo para as ligadas à linha sociotransformadora, incluindo Pastoral da Juventude, Pastoral do Menor, Pastoral Carcerária, Pastoral do Idoso, Pastoral do Surdo, Pastoral da Juventude, Pastoral Carcerária, CEBs, Pastoral do Idoso, Pastoral da Ecologia Integral e Fé e Política. Destaque-se ainda a presença da presidência local do Conselho Nacional de Leigos do Brasil (CNLB) e do padre José Nelson, secretário da Ação Transformadora no Sul 1.

Em um primeiro momento, foi possível ver imagens de locais e pessoas fragilizados, que devem nortear a ação. Em um segundo momento, o padre Antônio Carlos Frizzo, biblista e assessor eclesiástico da CF no Regional, fez uma breve explanação sobre a moradia na construção bíblica.

Por fim, o padre Marcos Alves da Silva, assessor da Pastoral Carcerária, trouxe uma visão diferenciada sobre a questão da moradia, com foco nos encarcerados, sem deixar de apontar as ligações com as pessoas em situação de rua. Destacou ainda ações práticas que vêm sendo desenvolvidas no Estado, incluindo a acolhida das famílias. Na sequência, cada pastoral, movimento e associação teve a oportunidade de contribuir com propostas de construção, incluindo as enviadas pela Pastoral da Moradia e Favela. Essas propostas serão reunidas por uma comissão e divulgadas pelo Regional no decorrer do período de campanha.