foto1_reduzida“Os ensinamentos da Igreja acerca de situações contingentes estão sujeitos a maiores ou novos desenvolvimentos e podem ser objeto de discussão, mas não podemos evitar de ser concretos, sem pretender entrar em detalhes, para que os grandes princípios sociais não fiquem meras generalidades que não interpelam ninguém. É preciso tirar as suas consequências práticas, para que possam incidir com eficácia também nas complexas situações hodiernas.”
O texto acima é retirado no artigo 182 da exortação apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco e foi citado pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano e grão-chanceler da PUC-SP durante a cerimônia de abertura do Núcleo de Estudos de Doutrina Social da Igreja (NEDSI), na segunda-feira, 29.
O evento aconteceu no campus Ipiranga da PUC-SP e reuniu professores, alunos e convidados, além de Anna Maria Marques Cintra, reitora da Universidade; padre Valeriano dos Santos, diretor da faculdade de teologia e Rosana Manzini, professora de teologia e coordenadora do NEDSI.
Apresentada por Denilson Geraldo, professor de direito canônico e coordenador do curso de teologia no campus Santana, Rosana explicou que o objetivo do Núcleo é aprofundar o estudo e promover a difusão da Doutrina Social da Igreja (DSI), em seu compromisso histórico de buscar uma sociedade que esteja à altura da pessoa humana, segundo o Evangelho e os documentos da Igreja. Ela localizou o Núcleo na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no departamento de teologia prática.
O NEDSI está formado, inicialmente, por quatro eixos principais: estudo por temas; cursos e conferências; produção e publicação acadêmica e popular e a escola itinerante. Cada eixo terá um professor responsável, respectivamente, Tarcísio Moura, José Bizon, Denilson Geraldo e Agnese Costalunga.
“Nossa utopia é a terra da promessa e se fundamenta na Palavra de Jesus, pois sonhamos com outro mundo possível. Mas esse mundo depende também do nosso trabalho”, disse Rosana, e continuou afirmando que “espera corresponder às expectativas da teologia e da Igreja de São Paulo”.
O Cardeal Scherer lembrou outras iniciativas que já existem na Universidade como o Núcleo Fé e Cultura e um grupo na Faculdade de Direito, mas ressaltou que não poderia faltar na teologia, pois a DSI é parte integrante desta disciplina, relacionada à antropologia, à concepção de ser humano, das relações humanas e sociais e suas finalidades nas comunidades locais, políticas e internacionais.
Dom Odilo expressou três sonhos para o NEDSI. Que todos os que fizerem o curso de teologia conheçam o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, as encíclicas sociais da Igreja, desde Leão XIII e que o Núcleo se irradie dentro da própria faculdade e na sociedade. Ele fez também um apelo aos seminaristas e ressaltou a importância de que todos, mas, sobretudo os ministros ordenados, conheçam e vivam com profundidade o que ensina a DSI.
I Congresso Internacional em São Paulo – Em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), a PUC-SP realiza, de 29 a 31 de outubro, em São Paulo, no campus Santa Teresinha, o Congresso Internacional da Doutrina Social da Igreja, com o objetivo de discutir “A Doutrina Social da Igreja no magistério recente: continuidade e desafios”.
Rosana Manzini confirmou a participação de mais de 30 professores e estudantes da DSI da América Latina e também da Europa. O encontro convoca estudantes de teologia, mas também outros estudantes e profissionais de outras áreas das ciências humanas. Informações no site www.unisal.br.
Texto de Nayá Fernandes. Fonte: Assessoria de Imprensa da Arquidiocese São Paulo