Nos dias 19 a 21 de abril de 2024, A Arquidiocese de Ribeirão Preto sediou mais um encontro de multiplicadores da Pastoral da Sobriedade do Regional Sul1 da CNBB. O encontro contou com a participação da coordenadora nacional da pastoral, Denise Ferreira de Souza Ribeiro, e do assessor eclesiástico nacional, Padre Sidney Teixeira da Silva. Este foi o maior número de participantes até o momento, totalizando 56 pessoas. Além disso, o encontro foi enriquecido pela presença do Arcebispo de Ribeirão Preto e vice-presidente do Regional Sul 1, Dom Moacir Silva e pelo Bispo Referencial Nacional da Pastoral da Sobriedade, Dom Nélio Domingos Zortea, que participou durante os três dias, presidindo as missas de abertura na sexta-feira e de encerramento no domingo.
O encontro não apenas proporcionou um ambiente propício para a troca de experiências entre os participantes, mas também foi uma oportunidade para traçar metas para o ano. Foi discutido o planejamento da semana nacional de prevenção ao uso de drogas, prevista para o mês de junho, bem como o oitavo Congresso Nacional, que retornará neste ano ao Centro de Eventos Padre Vítor de Almeida Filho, no Santuário de Aparecida, São Paulo.
Durante o encontro, Dom Nélio destacou a importância de apoiar a Pastoral da Sobriedade, citando a necessidade de lidar com diversos tipos de dependências que afetam aproximadamente 25% da população. Por sua vez, Denise Ferreira ressaltou o compromisso de sair do encontro motivados a expandir a atuação da Pastoral da Sobriedade, incentivando a criação de novos grupos em Paróquias, Dioceses, onde ainda não existe.
“Nós saímos daqui motivados a atuar onde ainda não existe a Pastoral da Sobriedade. Se em sua Paróquia ainda não existe a pastoral, procurem o coordenador do seu regional, da sua diocese, para se tornar mais uma porta aberta, para atender as famílias, atender aqueles que têm problemas com dependências, e não são poucos. Então, que possamos ter essa porta aberta na nossa comunidade, na nossa paróquia, para a Pastoral da Sobriedade e para as famílias que precisam. Sobriedade e paz só por hoje. Graças a Deus”, concluiu Denise Ferreira.
Fotos: Divulgação