Medida é para evitar a aglomeração e prevenir a Covid-19
Com o objetivo de evitar a aglomeração e prevenir a Covid-19 arquidioceses e dioceses vêm incentivando os fiéis a acompanharem as missas e celebrações através dos meios de transmissão, pelas redes de comunicação, como rádio, TV e internet.
Sendo assim, a Pascom da Arquidiocese de Sorocaba, propõe que seus agentes auxiliem os párocos nas transmissões das missas neste momento de pandêmia da doença.
Conforme destacou o arcebispo de Sorocaba,”A celebração da missa é ação de Cristo e do Povo de Deus hierarquicamente e ordenado e é o centro de toda a vida cristã da Igreja Universal, da nossa Arquidiocese, e de cada um dos seus fiéis, Nela está o ponto alto da ação santificadora de Deus em Cristo e do culto que nós ofereceremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo (IGMR 1)”, explicou o arcebispo.
“Mesmo que não possa participar pessoalmente a Missa conserva a sua eficácia e a sua dignidade, uma vez que ela é, por sua natureza, ação de Cristo e da Igreja, na qual o sacerdote sempre age pela salvação do povo”, ressalta Dom Julio.
Neste caso, “por causa da pandemia de COVID 19, os idosos e as pessoas fragilizadas por doenças e tratamentos que baixam a imunidade estão dispensados do preceito festivo. Recomendamos que procurem acompanhar a missa pelos meios de transmissão”.
Ainda segundo o arcebispo, “a fim de possibilitar a missa celebrada nas paróquias, a Arquidiocese de Sorocaba, através da Pascom divulgaremos as informações necessárias para ter acesso a essas transmissões. Mesmo sem grande recursos técnicos, as missas transmitidas têm o objetivo de garantir a proximidade e comunhão na mesma Igreja Particular de Sorocaba”.
A diocese de Jundiaí, por exemplo, preparou dez dicas para participar das Missas transmitidas pelos Meios de Comunicação Social.
- PREPARA A MENTE
Não é uma transmissão qualquer. É a Missa. Toma consciência do que será transmitido;
- PREPARA O ESPÍRITO
Entra no clima como se estivesse entrando na igreja. Convida a Senhor pra visitar a tua casa;
- PREPARA O CORPO
Que o exterior corresponda ao interior. Tira o pijama! Levanta-te da cama! Arruma-te!;
- PREPARA A CASA
Cria um ambiente celebrativo: toalha na mesa, uma vela, o crucifixo, a Bíblia aberta. Tua casa é a Igreja doméstica;
- SEJA MISSIONÁRIO
Reúna a tua família para rezarem juntos: nada de barulho, distrações ou conversas paralelas;
- PARTICIPE ATIVA E EFETIVAMENTE
Respondam e cantem juntos a transmissão;
- LITURGIA DA PALAVRA
Escute a Palavra de Deus com o coração aberto: ouça ou acompanhe as leituras na Bíblia, nos subsídios ou mesmo nos aplicativos de celular;
- LITURGIA EUCARÍSTICA
Cristo se faz presente com seu corpo, sangue, alma e divindade!
Na consagração, coloquem-se de joelhos, adorando piedosamente o Senhor;
- A COMUNHÃO ESPIRITUAL
Reze a seguinte oração, enquanto o Padre comunga por si e pela comunidade paroquial:
- COMEÇA A MISSÃO
Encaminha o link da transmissão da Missa para outras pessoas que não puderam acompanhar ao vivo. Anuncie o Querigma, compartilhando uma palavra de ânimo, de acordo com a Liturgia da Palavra, nos grupos que você faz parte.
“Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento.
Amo-Vos sobre todas as coisas e minha alma suspira por Vós, mas, como não posso receber-Vos agora,
no Santíssimo Sacramento, vinde ao menos espiritualmente a meu coração.
Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo; uno-me convosco inteiramente. Não permitais que eu algum dia me separe de Vós.
Ó Jesus, sumo bem e doce amor meu, inflamai meu coração, a fim de que esteja para sempre abrasado em Vosso amor.
Amém!”
(Oração atribuída a Santo Afonso Maria de Ligório). Inspirado no Santuário de Schoenstatt de Belmonte – Roma
Em Santo Amaro, na tarde de quarta-feira, (18/03) a PasCom diocesana realizou a transmissão ao vivo do terço da Esperança e da Solidariedade, conduzido pelo bispo diocesano, dom José Negri, pime. A live aconteceu no Facebook e site da diocese, alcançando 30 mil visualizações em tempo real. Outras lives estão programadas ao longo dos próximos dias, como um sinal de proximidade e compaixão para com todos que sofrem neste momento de isolamento, por conta da pandemia do covid-19.