No último dia 22 de março de 2025, a Pastoral Afro-brasileira da Diocese de São Miguel Paulista, com sede na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Vila Nhocuné, promoveu o III Simpósio “Negritude e Fé”. O encontro trouxe como tema central a discussão sobre o corpo negro feminino na Igreja, destacando sua voz de resistência contra o racismo tanto no âmbito eclesial quanto na sociedade.
Com a participação de 27 pessoas, o encontro reafirmou o compromisso da Pastoral na região leste de São Paulo. A programação incluiu momentos de escuta, resgate e memória, ressaltando a história oral como um instrumento poderoso para a educação antirracista. Durante a manhã, os participantes puderam celebrar a cultura afro-brasileira por meio da música, gastronomia e dança, exaltando a presença e a força das mulheres negras na caminhada de fé.
Entre as convidadas de destaque estiveram Vanilda Geremias, diretora no Estado de São Paulo das Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos; Gislaine Donizete, capitã das Congadas Santa Ifigênia de Mogi das Cruzes; Isaltina Farias, referência na coordenação da PAB na Diocese; e Vera Lopes, coordenadora estadual e articuladora nacional da Pastoral.
O simpósio foi organizado por Simone Oliveira, da coordenação da PAB na Diocese de São Miguel Paulista, e Bianca Oliveira, coordenadora da Pastoral Afro da Vila Nhocuné. O evento também contou com o apoio e presença do Pe. Marco Longuini Barbosa, reafirmando a importância do engajamento da Igreja na luta contra o racismo.
Fotos: Divulgação