Na noite do último dia 29 de outubro, a Pastoral Afro-Brasileira (PAB) do Regional Sul 1 da CNBB realizou mais uma edição da “Conversa de Janela”, encontro on-line que reuniu coordenadores arquidiocesanos e diocesanos com o objetivo de planejar a 28ª Romaria Nacional da PAB ao Santuário da Mãe Aparecida. Este evento anual busca fortalecer a fé e a identidade afro-brasileira na devoção a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Durante a reunião, foi realizada uma estimativa do número de caravanas que devem partir das diversas arquidioceses e dioceses, com o objetivo de garantir a organização e logística necessárias para a romaria.

Os coordenadores confirmaram, também, as pessoas designadas para realizar tarefas especiais na celebração, representando cada arqui/diocese e reforçando o sentido de unidade e diversidade no evento.

A animação e alegria dos participantes deram o tom da reunião, destacando a importância deste encontro como um momento de fé, partilha e compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira na Igreja. Com a aproximação da romaria, cresce a expectativa de reunir fiéis de todo o Brasil para um evento marcado pela celebração, acolhimento e fortalecimento das tradições e valores afro-brasileiros no coração do Santuário de Aparecida.

A Romaria da Pastoral Afro-Brasileira ao Santuário de Aparecida ocorre anualmente e simboliza a união da comunidade negra católica em torno de sua fé e identidade, reverenciando à Mãe Negra de Aparecida em um grande ato de devoção e resistência.

PARTICIPE DA ROMARIA

A Pastoral Afro-Brasileira do Regional Sul 1 convida todos os fiéis e comunidades afrodescendentes para a 28ª Romaria ao Santuário da Mãe Negra Aparecida, que ocorrerá no próximo dia 09 de novembro de 2024, com a Missa às 12h. Sob o tema “Pastoral afro-brasileira peregrina com fé e esperança antirracista”, este evento é uma celebração de fé, união e luta contra o racismo, reafirmando o compromisso com a justiça e a inclusão no seio da Igreja.