Durante a coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, dia 17, o episcopado do Brasil apresentou as quatro mensagens que foram escritas durante a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida. São elas: Mensagem ao Povo Brasileiro; Mensagem ao prefeito do Dicastério para os bispos; Mensagem ao Papa Francisco; e Mensagem ao Povo Católico.
A maior novidade fica por conta da Mensagem para ao Povo Católico. Escrita pela primeira vez, a carta foi apresentada pelo cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo.
Segundo Dom Odilo, a Carta enfatiza a importância da vida em comunidade, do respeito e do diálogo. “Destacamos a questão do diálogo, do respeito pelos outros que pensam diferente de nós; saber ouvir; saber acolher; saber divergir sem brigar. Todos os valores que os católicos devem edificar na sociedade. Nossa fé não deve dividir, mas deve ser o elemento que ajuda a criar comunidades”, explicou o cardeal.
Esta nova mensagem, segundo Dom Odilo, foi escrita com muito cuidado e dedicação para trazer aos que lerem conforto e esperança. Sempre amparada nos valores do Evangelho e da boa relação da vivência em comunidade.
MENSAGENS
A Mensagem ao Papa Francisco, apresentada pelo cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF); e a Mensagem ao prefeito do Dicastério para os Bispos, apresentada pelo cardeal Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), são de conteúdos particulares de seus destinatários.
Apesar do conteúdo privativo, os dois cardeais afirmaram que as mensagens tratam dos assuntos analisados na 61ª AG. Deste modo, a Santa Sé e o Papa permanecem atualizados sobre todos os acontecimentos da Igreja no Brasil.
Apresentada pelo cardeal Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus (AM), a Mensagem ao Povo Brasileiro foi pensada para ser um texto de esperança com o futuro, mas também uma mensagem realista.
“Na carta nós (os bispos) sentimos a obrigação de falar dos problemas que estamos passando. Tanto no âmbito ambiental quanto político, mas sempre trazendo junto esperança diante das circunstâncias”, disse Dom Leonardo.
Outro ponto importante da Mensagem é falar sobre as eleições municipais deste ano e também lembrando dos 60 anos do Golpe Militar 1964. “O destaque vem para conscientizar melhor os brasileiros a cuidar da nossa democracia”, concluiu o arcebispo de Manaus.
Texto | Foto: Pascom | Regional Sul 1 – CNBB