A Presidência do Regional Sul 1 da CNBB, recebe com profundo pesar a notícia do falecimento de Dom José Carlos Castanho de Almeida, Bispo Emérito da Diocese de Araçatuba. Depois de sua renúncia ao governo pastoral de Araçatuba, ocorrido em 17 de setembro de 2003, Dom José Carlos mudou-se para Sorocaba, sua diocese de origem, onde viveu aos cuidados de sua família, vindo a falecer na madrugada de domingo, dia 27, após longa enferminade, aos 91 anos.

Nascido aos 14 de junho de 1930, no interior paulista, cidade de Guareí, filho de Accacio Castanho de Almeida e de Joana Pires Castanho. Ingressando no seminário, foi ordenado presbítero em 8 de setembro de 1953, na cidade de Sorocaba, onde foi posteriormente vigário Geral, e exerceu inúmeras outras funções pastorais, até ser nomeado Bispo auxiliar de São Paulo em 10 de março de 1982.

Foi ordenado Bispo pelo Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, no dia 2 de maio de 1982. Foi também Bispo auxiliar da Dicoese de Santos, onde permaneceu até 9 de setembro de 1987, quando foi tranferido para assumir o governo pastoral da Diocese de Itumbiara-GO, tomando posse no dia 25 de outubro de 1987. No dia 23 de março de 1994, foi criada a Diocese de Araçatuba e Dom José Carlos foi nomeado seu primeiro Bispo, tomando posse no dia 25 de outubro de 1987, permanecendo até sua renúncia em 2003, como estabelece o Código de Direiro Canônico.

Agradecendo a Deus, pelo testemunho e serviço de Dom José Carlos, e consolados pelo seu lema episcopal: “Sei em quem acreditei”, a Presidência do Regional Sul 1 da CNBB se solidariza com a Diocese de Araçatuba, bem como com a Arquidiocese de Sorocaba, e expressa seus sentimentos e votos de pesar ao Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy, e ao Arcebispo Dom Julio Endi Akamine, ao clero das respectivas Igrejas Particulares e aos familiares de Dom José Carlos.

Em Cristo Jesus, Caminho, Verdade e Vida,

Dom Pedro Luiz Stringhini

Presidente

Dom Edmilson Amador Caetano

Vice-presidente

Dom Luis Carlos Dias

Secretário

São Paulo, 28 de setembro de 2022.

 

Nota de pesar pelo falecimento de Dom José Carlos Castanho de Almeida – Regional Sul 1 28.02.22