O bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira, assessorou as conferências deste sábado na Assembleia Eclesial do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontece em Indaiatuba, no Mosteiro de Itaici.
Com o tema “Identidade eclesial e pertença diocesana”, Dom Antonio proporcionou uma reflexão a partir do coração de Igreja local, pois “a pertença diocesana é a vivência concreta da identidade eclesial”, indicou.
Ao retomar as diversas imagens eclesiais expressas no Novo Testamento, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro explicou que as noções de Povo de Deus, de Corpo de Cristo e de Templo do Espírito, orientadas pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), ajudam na compreensão global da Igreja. Assim, “a diocese é a Igreja local plenamente Igreja de Cristo em comunhão com as igrejas”, explicou.
Dom Antonio ajudou a assembleia a compreender teologicamente a identidade eclesial: “a unidade da Igreja é obra do Espírito na vida sacramental, tendo na Eucaristia o ápice da comunhão!”.
Num olhar histórico, a estruturação ministerial da Igreja e sua organização também foram contempladas durante a assessoria evidenciando a “Diocese como porção do povo de Deus” para firmar a identidade eclesial da comunhão e a pertença diocesana enquanto “manifestação da catolicidade” garantida pela presença de Cristo na comunidade celebrativa.
Pela comunhão episcopal, “a sucessão apostólica é o elemento ministerial chave para a relação da Igreja local e da Igreja universal”, explicou Dom Antonio ao indicar que o elemento territorial, que compõe a Diocese, por razões históricas e culturais, evidencia a Igreja enquanto ‘mãe que congrega seus filhos’ à Palavra e aos Sacramento, e como ‘Igreja fraternidade’ que manifesta a unidade na diversidade de dons e carismas.
A partir da assessoria da manhã, a Assembleia Eclesial promoveu um momento de trabalho em grupo por sub-regiões pastorais, a saber, Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo (dividida em dois grupos) e Sorocaba, para que o aprofundamento da reflexão sobre corresponsabilidade e fortalecimento da missão evangelizadora da Igreja nas dioceses paulistas.
Fotos/Texto – Pascom Regional Sul 1





