foto_pamen
Cerca de 18 pessoas estiveram reunidas para a reunião da Pamen

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, (16), na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil do Regional Sul 1, em São Paulo, a reunião da Pastoral do Menor do Regional Sul 1 da CNBB.
Lideranças, sob a coordenação do padre Ovídio José Alves de Andrade, discutiram as ações a serem desenvolvidas e incentivas no Estado de São Paulo.
O grupo, considerando a proposta do Projeto de Lei 171/1993, toma ciência da NOTA PÚBLICA CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL. O documento, oferecido pelo Secretariado da Pastoral do Menor, segue assinado pelo bispo referencial do nacional, dom Luiz Gonzaga Fechio, e André Franzini, coordenador executivo da Pastoral para todo o Brasil.
“Queremos sim a solução da violência! Não somos favoráveis à impunidade! Contudo acreditamos e afirmamos que a redução da maioridade penal é uma falsa solução, pois não resolve as reais causas do problema.
O Sistema Prisional Brasileiro não cumpre sua função punitiva e de ressocialização: esta é uma verdade que precisa ser encarada de frente. Reduzir a idade penal traz como consequência direta a colocação dos adolescentes em presídio. E o que a sociedade ganha com isso? Quando analisamos as condições dos presídios brasileiros com superlotações, estruturas precárias, ausência de proposta para ressocializar os presos, afirmamos apenas que ali é a “universidade do crime”. Sobre o tema, o assessor espiritual da Pastoral do Menor da Diocese de São José do Rio Preto, padre Luiz Caputo, refletiu e lamentou. “Precisamos, como Regional, nos posicionar e esclarecer a sociedade”, disse o religioso.
Outras Informações:
Pastoral do Menor Regional Sul I – CNBB
“A serviço da vida de crianças e adolescentes”
R. Major Claudiano, 1545 – centro – 14400-690 -Franca-SP
(16) 3721-1432 (13h00 às 17h00)
www.pastoraldomenorregionalsul1.com
pastoraldomenorsul1@yahoo.com.br
Colaborador: André Botelho da Pamem Diocesana de São José do Rio Preto. Foto: Renato Papis