No último dia 9, a Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou seu IX Congresso Estadual reunindo cerca de 500 agentes de diversas dioceses marcado por momentos de formação, partilha e decisão.

O encontro teve início com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Pedro Carlos Cipolini, bispo diocesano de Santo André e referencial para a Pastoral da Saúde do Regional Sul 1.

Um dos momentos marcantes do congresso foi a eleição da nova coordenação da Pastoral da Saúde no Regional: o Pe. Walter Merlugo, da Arquidiocese de São Paulo, foi eleito como assessor estadual, enquanto Daniel Ferreira Burato assumiu como coordenador estadual, reforçando o compromisso com a missão e o trabalho em prol da saúde integral.

Durante o encontro, temas relevantes foram apresentados, promovendo reflexões e motivando os agentes para suas ações pastorais. Pe. Marlon Múcio destacou a experiência do Jesus Raro e do Hospital Nossa Senhora dos Raros; o Prof. Daniel Ferreira Burato falou sobre “O Poder da Oração Diária”; a Dra. Raquel Bacchiega abordou “A mãe que não enxergava mais as cores”; o Prof. Márcio Miranda Mattos refletiu sobre Maria, “Eis a serva do Senhor”; a Dra. Paula Cristiane Cícero discutiu a relação entre alterações hormonais, ansiedade e depressão; e, encerrando, Pe. Luiz Fernando da Silva, Secretário Executivo do Regional Sul 1 da CNBB, trouxe uma abordagem sobre A Sinodalidade na entidade eclesial.

O evento foi também uma oportunidade para reconhecer e agradecer o trabalho dedicado da equipe organizadora, liderada por Pe. João Mildner, Sr. José Gimenes e Ana Regina. A atuação incansável das equipes de voluntários foi essencial para o sucesso deste dia, que marcou um novo ciclo de crescimento, partilha e motivação para os agentes da Pastoral da Saúde.

 

Fotos: Divulgação