Aparecida (SP) – Entre os dias 20 e 23 de junho, o Santuário Nacional de Aparecida acolheu o 8º Encontro Nacional do Laicato e a 43ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), ocasião marcada pela celebração do jubileu de 50 anos do organismo e pela eleição da nova presidência para o triênio 2025-2028.
O Regional Sul 1 da CNBB esteve presente e manifesta alegria e apoio à nova presidência eleita, especialmente ao leigo Márcio José de Oliveira, do Estado de São Paulo, escolhido como presidente nacional do CNLB. Com uma longa trajetória de serviço e compromisso com a Igreja, Márcio representa a força e a dedicação do laicato paulista e brasileiro.
A nova equipe é composta ainda por Marlise Ritter (Sul 4 – vice-presidente), Patrícia Gil Cabral (Norte 1 – secretária-geral), Eder D’Artagnan (Maristas de Champagnat – segundo secretário), Adriano Massariol Pacheco (Leste 2 – tesoureiro-geral) e Kadira Dias (Nordeste 1 – segunda tesoureira). Também foram eleitos os membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal.
O encontro reuniu delegadas e delegados de todos os regionais do Brasil e teve como lema:
“Cristãos leigos e leigas, peregrinos da esperança, agindo na história a serviço do Reino.”
Durante os dias de atividades, o CNLB celebrou seus 50 anos de história, testemunhando a caminhada sinodal, o compromisso com a evangelização e a promoção do protagonismo leigo nas comunidades e na sociedade.
O Regional Sul 1 da CNBB esteve representado por diversas lideranças, entre elas:
-
Pe. Luís Fernando da Silva, secretário executivo do Regional Sul 1;
-
Pe. José Nelson da Silva, assessor da Comissão Sociotransformadora;
-
A missionária Cida Severo, da missão Sul 1 – Norte 1;
-
E os membros da Coordenação Estadual do CNLB Sul 1, José Luiz Gomes de Almeida e Dalva Maria da Silva.
Foi um evento profundamente marcado pela emoção, reencontros e testemunhos de fé e serviço, envolvendo centenas de participantes em um clima de comunhão, esperança e renovação missionária. O Santuário Nacional de Aparecida acolheu com carinho este momento histórico para a caminhada do Laicato no Brasil.
Em comunhão com a Igreja no Brasil, o Regional Sul 1 parabeniza toda a nova diretoria eleita, reafirma o apoio à caminhada do CNLB e louva a Deus pelos 50 anos de dedicação, evangelização e ação sociotransformadora dos cristãos leigos e leigas organizados.
Que o Espírito Santo continue iluminando os caminhos do CNLB em sua missão de ser presença viva do Evangelho no coração do mundo.
Fotos: Pe. Luis Fernando da Silva