Na manhã de domingo, dia 26, a celebração eucarística do 30º Domingo do Tempo Comum abriu os trabalhos do último dia da Assembleia Eclesial, que reuniu arcebispos, bispos, coordenadores diocesanos de pastoral e lideranças leigas de todo o Estado de São Paulo.
O encontro, articulado pelo Regional Sul 1 da CNBB, teve início na sexta-feira, dia 24, com o objetivo de preparar as circunscrições eclesiásticas paulistas para a recepção do texto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil, que será aprovado em 2026 pelo episcopado brasileiro em Assembleia Geral (AG).
Em sua homilia, o arcebispo de Ribeirão Preto e presidente do Regional Sul 1, Dom Moacir Silva, indicou que “a Palavra de Deus hoje nos ajuda a purificar nossa visão d’Ele e nos ilumina no relacionamento com Ele”.
Por ocasião dos 50 anos das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), o presidente do Regional saudou os respectivos bispos referenciais, a saber: Dom José Benedito Cardoso, bispo diocesano de Catanduva, e Dom Vicente Costa, bispo emérito de Jundiaí, e continuou: “rendemos graças a Deus pelas CEBs e reconhecemos o valor delas na história da Igreja no Brasil”.
Recordando São João Paulo II, Dom Moacir afirmou que as CEBs se caracterizam como um “centro de formação cristã e irradiação missionária”. Sobre o CNLB, observou: “os cristãos leigos e leigas têm um lugar próprio na comunidade, inerente à missão que receberam no batismo. Que eles sejam cada vez mais sal da terra, luz do mundo e fermento para o crescimento do Reino de Deus”.
A Santa Missa foi oferecida em sufrágio da alma de Dom José Moreira Melo, bispo emérito de Itapeva, falecido na noite de sábado, dia 25. Na ocasião, em nome do Regional, Dom Moacir se solidarizou com a Diocese de Itapeva e congregou a Assembleia em oração, agradecendo a Deus pelo legado de Dom José.
No Regional Sul 1 da CNBB, o então bispo emérito de Itapeva foi referencial da Pastoral Operária (PO) e da Pastoral da Comunicação (Pascom), presidente da Sub-região Pastoral Sorocaba, membro da Comissão Representativa do Regional e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.













