caritasCáritas entrega prêmio para pessoas e instituições que promovem os direitos humanos
A Casa Antônio Fernando dos Santos, projeto acompanhado pela Cáritas Arquidiocesana de Campinas, recebeu, o Prêmio Odair Firmino de Solidariedade durante a visita do Conselho da Caritas Brasileira Regional São Paulo, ocorrida no último dia 20 de junho.
Na edição Regional São Paulo deste ano, foram agraciadas com este prêmio, além da Cáritas Arquidiocesana de Campinas, duas pessoas, por sua atuação no desenvolvimento sustentável, solidário e territorial e na garantia de direitos humanos, sociais e de políticas públicas dentro do estado de São Paulo.
“O resultado da edição especial do Prêmio Odair Firmino de Solidariedade, etapa Regional São Paulo, visa estimular ações de disseminação e divulgação da cultura de solidariedade, e fez parte da programação da Semana de Solidariedade, promovida anualmente pela Rede Cáritas”, afirma o secretário-regional da Cáritas Brasileira – Regional São Paulo, João Sérgio da Silva.
O secretário-regional também disse que “Neste ano, além  do projeto desenvolvido pela Cáritas arquidiocesana, a quinta edição do prêmio premiou duas pessoas que atuam na promoção de iniciativas de desenvolvimento sustentável, solidário e territorial, na perspectiva da promoção e garantia de direitos humanos, sociais e das políticas públicas, dentro do estado de São Paulo”, finaliza.. finaliza.
caritas1Vencedores por Regional São Paulo do Prêmio Odair Firmino
Pessoa
– Dom José Moreira de Melo, arcebispo emérito da Diocese de Itapeva
– Afonsina Gomes Araújo Silva, assistente social da Caritas Diocesana de Guarulhos.
Entidade
– Casa Antônio Fernando dos Santos, projeto acompanhado pela Caritas Arquidiocesana de Campinas.
Conheça o Projeto “Casa Antônio Fernando dos Santos”
A experiência desenvolvida na Casa Antonio Fernando dos Santos – Abrigo Transitório para pessoas em situação de rua – da Cáritas Arquidiocesana de Campinas, foi inaugurada em  2009, onde oferece espaço de acolhimento e moradia para 16 pessoas que estavam  em situação de rua.
O abrigo Casa Antonio Fernando tem por objetivos proporcionar condições de integração comunitária e social aos moradores em situação de rua,experimentando condições coletivas de auto-sustentabilidade e autonomia de vida, que favoreçam o resgate do exercício da cidadania e dos vínculos familiares e/ou comunitários.
caritas3_reduzidaO serviço de acolhimento Institucional oferece ao usuário integração no meio em que vive, criando formas de promovê-lo para vida autônoma no se relacionar com o outro e a partir de suas vivências no cotidiano. Para isso, o corpo de funcionários do abrigo utiliza como metodologia a comunicação não violenta de Marshall Rosenberg, e os ensinamentos da educação popular de Paulo Freire.
Durante a visita que o Conselho da Caritas Brasileira Regional São Paulo a Caritas Arquidiocesana de Campinas, no último dia 20 de Junho, é realizada a entrega do prêmio Odair Firmino 2016, em reconhecimento ao trabalho realizado pela Casa Antonio Fernando, onde oferece espaço de acolhimento e moradia à população em situação de rua.
Prêmio /Odair Firmino – O prêmio leva o nome de Odair Firmino, vice-presidente de Cáritas Brasileira (1999-2007), ele nasceu em 22 de junho de 1945 em Ipameri (GO) e faleceu em 5 de julho de 2008 em Anápolis (GO). Sua missão, antes como franciscano e depois como agente da Cáritas, foi incansável diante da exploração, do abandono e da exclusão de pessoas e comunidades. Diante da violência que sempre atinge mais duramente os empobrecidos, especialmente negros, jovens e mulheres, Odair promoveu a paz verdadeira. Sempre solidário com os que foram perseguidos por lutarem pela causa da justiça.