Ocorreu no Seminário de Agudos, de 12 a 14 de julho, o Encontro Estadual de Avaliação da Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 para o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O evento eclesial teve como destaque o uso da dinâmica sinodal e da “Conversa no Espírito” como forma de aprimorar os trabalhos, dentro da proposta dos 60 anos da CF e da campanha deste ano, com foco na Amizade Social e no lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”.

Os trabalhos começaram na sexta-feira com a apresentação dos diversos grupos e subregionais, a análise de conjuntura eclesial e informações sobre o Sínodo sobre a Sinodalidade. No sábado, foi possível detalhar os elementos necessários para propor projetos para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). Na sequência, apresentou-se o trabalho inspirador da Diocese de Santos com o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), abarcando desde a intervenção com grupos ribeirinhos e quilombolas até o que é feito em áreas carentes, como os bairros-cota da Serra do Mar. A apresentação coube ao casal Gilberto e Helenice Vizaco.

No domingo, o assessor da Campanha da Fraternidade no Regional Sul 1, Padre Antônio Carlos Frizzo, trabalhou o cuidar e a Amizade Social, partindo do texto do Gênesis sobre Caim e Abel, retomando os 60 anos da CF e sua raiz: “Trata-se sempre de um movimento bíblico”, ressaltou. Destacando, como diz o Papa Francisco, que “tudo está interligado”, na sequência foi feito um primeiro contato com a equipe regional da Pastoral da Ecologia Integral, com o professor doutor José Aparecido e a professora Silvana Suaiden, da equipe regional de Bauru, considerando a campanha de 2025, CF e Ecologia Integral e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31). A CF 2025 trará, dessa forma, um tema caro ao papa em seu projeto por um novo humanismo integral e solidário.
Na missa de encerramento, houve ainda um momento para lembrar o trabalho do casal Francisco e Eidy, que trabalhou durante 58 anos na pastoral da Diocese de Bauru e por mais de 20 anos em ligação com a Campanha da Fraternidade. O trabalho do Regional Sul 1 na CF prossegue em dezembro, com o Encontro Estadual da CF 2025.

Fotos: Divulgação