Evento reuniu representantes de diversas tradições religiosas na Casa da Reconciliação, em São Paulo, em um gesto de comunhão pelo cuidado com a Casa Comum

No dia 24 de maio, a Casa da Reconciliação, localizada na cidade de São Paulo, foi o espaço de encontro para um Ato Inter-religioso em comemoração aos dez anos da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. A atividade foi promovida pela Pastoral da Ecologia Integral, em conjunto com a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso do Regional Sul 1 da CNBB, e com o apoio da própria Casa da Reconciliação.

O evento teve como objetivo celebrar a trajetória e os frutos da Encíclica Laudato Si’, publicada em 2015, que propõe uma profunda reflexão sobre a ecologia integral e convoca toda a humanidade a uma conversão ecológica. Para essa celebração, foram convidadas diversas expressões religiosas, demonstrando que o cuidado com a Casa Comum é um compromisso universal, partilhado por diferentes credos e tradições espirituais.

Estiveram presentes membros das comunidades judaica, muçulmana, budista, espírita, de umbanda e diversas igrejas cristãs, que participaram por meio de preces, cânticos e leituras bíblicas e sagradas. O momento foi marcado pelo espírito de fraternidade, diálogo e respeito mútuo, evidenciando que as religiões têm um papel fundamental na construção de uma consciência ecológica global.

O Pe. Luis Fernando da Silva, secretário executivo do Regional Sul 1 da CNBB, representou a Igreja Católica no evento. Em sua fala, destacou a importância de manter viva a mensagem da Laudato Si’, especialmente em um tempo em que a crise socioambiental exige respostas urgentes, solidárias e espiritualmente fundamentadas.

Mais do que uma celebração, o Ato Inter-religioso foi um sinal profético de unidade na diversidade, fortalecendo o compromisso comum pelo futuro do planeta e a dignidade da vida em todas as suas formas.
 
Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO e
Comunicação Regional Sul 1