A cidade de Araras, SP, recebeu este final de semana o encontro de cristãos leigos e leigas. A Assembleia Geral Ordinária focou no tema “Cristãos Leigos e Leigas em Tempo de Missão, Fortalecidos na Esperança”, sob a iluminação bíblica “O Espírito do Senhor está sobre mim, me ungiu para levar a boa nova aos pobres” (Lucas 4,18).
O evento reforçou o compromisso missionário do laicato e sua vocação preferencial aos necessitados, além de recordar a caminhada nacional marcada pelo 8º Encontro Nacional do Laicato, ocorrido em Aparecida, culminando com a bênção de Dom Vicente, bispo referencial.
Este momento místico e de articulação sublinhou a urgência de uma “Igreja em saída”, como proposto pelo Papa Francisco.
A programação do encontro incluiu importantes momentos de reflexão teológica e sociopolítica, a partir de uma análise geopolítica por Plínio de Arruda Sampaio Jr. e Irmã Eurides Alves de Oliveira, que situaram a missão cristã no contexto das atuais desigualdades globais. A reflexão eclesial aprofundou o conceito de Sinodalidade e Missão, incentivando a corresponsabilidade entre todos os membros da Igreja.
Os participantes se engajaram em grupos de trabalho para debater a atuação do laicato na sociedade, o papel do CNLB e a prática da sinodalidade, buscando estratégias concretas para impulsionar a vocação laical.
Finalmente, o evento consolidou o compromisso do laicato com a Doutrina Social da Igreja. Houve ainda uma reflexão sobre a encíclica Dilexi Te (Papa Leão XIII), reforçando a dimensão de justiça social da fé. O encontro em Araras serviu como um marco para renovar o vigor e a esperança missionária, articulando os leigos e leigas para atuarem de forma mais incisiva na Igreja e na transformação da sociedade brasileira.
Por Yvie Favero










