Nesta quarta-feira, 16, o Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, dom Darci José Nicioli presidiu a Celebração Eucarística no segundo dia do 9º Muticom, e concelebrada pelos demais bispos, padres e seminaristas do Seminário Nossa Senhora da Penha, da Arquidiocese de Vitória.
A partir das leituras bíblicas, na homilia ressaltou o papel dos comunicadores, a exemplo de Nossa Senhora: apresentar Jesus Cristo, combater o bom combate.
Ele também falou da crise econômica que vivemos no país. Para o bispo “a crise econômica é reflexo de uma crise maior, de valores e princípios e é contra esse mal que precisamos lutar, construindo uma sociedade justa e fraterna”.
Diante deste quadro, os comunicadores católicos são chamados a se aproximarem das inquietações da sociedade, inquietar para o bem, pois ‘quem não inquieta, não comunica’.
No fim de suas palavras deixou algumas pistas de como deve ser a atuação da comunicação pastoral: “precisamos ir de uma pastoral centrada em conteúdo para uma pastoral voltada às necessidades das pessoas”.
Citando a autenticidade do Papa Francisco, pediu que todos promovam uma pastoral de testemunho, que o anúncio seja a partir da vivência do comunicador. “Que a nossa comunicação esteja a serviço da cultura do encontro com Deus, com os outros e com nós mesmos para sermos testemunhos.”
O Muticom continua durante o segundo dia. Ainda pela manha acontece a fala de Dom Gebhard Fürst sobre Internet e Redes Sociais e na sequência as palestras com a professora Elizabeth Barros com o tema “A comunicação social e a construção ética do indivíduo” e logo depois o bispo auxiliar da Diocese de Caxias do Sul (RS), Dom Leomar Brustolin fala sobre “A era da desintermediação: o senso religioso contemporâneo.
Elizabeth Barros afirmou que a realidade é mais do que vemos, e por isso, precisamos de uma subjetividade subvertora, de pensamentos críticos e da desconstrução dos modos naturalizados de se pensar a comunicação. Dessa forma, é necessário a construção de um plano comum, em que exista a possibilidade de estar, partilhar e ouvir o que o outro tem a dizer. “Essa partilha deve nos tirar do lugar, provocar o conflito, para que novas subjetividades sejam criadas. Falo de uma comunicação imidiática, que é aquela feita por processos comunicativos por contágio, que se dão através dos movimentos sociais e populares”. Ainda de acordo com a palestrante, a ética tem como direção a vida.
Dom Leomar, embora trabalhando mais o aspecto religioso, complementou o pensamento de Elizabeth, afirmando que “comunicação é sempre relação, seja real ou digital”. Ele destacou ainda a necessidade da vida em comunidade, e ligações de reciprocidade e gratuidade, já que a desintermediação é o atalho que dispensa instituições, normas ou líderes e não agrega pessoas em um lugar comum.
Ainda durante esta manhã, uma intervenção artística movimentou o Centro de Convenções, com ritmos típicos capixabas e ainda uma música sobre o Muticom, interagindo com os participantes vindos de vários Estados.
Durante a tarde, os participantes se distribuem pelos Grupos de Trabalho para a troca de experiências.
Terceiro Dia – “É preciso que eu diminua e Ele cresça.” Foi com essa frase, dita por João Batista, e citada durante a homilia que o bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitoria, dom Rubens Sevilha iniciou as atividades do terceiro dia do 9º Muticom, em Vitória (ES).
Mais uma vez os participantes chegaram cedo para a celebração onde estiverem presentes os demais bispos, padres e seminaristas da Arquidiocese.
A partir das leituras o bispo ressaltou que “os problemas de comunicação não estão nas máquinas ou na tecnologia empregada, mas sim no ser humano que está diante do equipamentoe, principalmente, o que ele comunica”.
O bispo também deixou uma pergunta aos participantes: você esta procurando comunicar a boa nova? Dom Sevilha também deixou pistas para a resposta. Segundo ele “isso depende da sua Fé, do seu grau de misericórdia. Não adianta gastar com instrumentos, mas se não tiver na alma o conteúdo”.
Ele finalizou com uma mensagem aos participantes: “Não podemos alimentar vaidades, de mostrar a si mesmo se não tiver a serviço do Senhor. Sendo de Deus você vai comunicar Deus.”
O 9º Muticom segue durante todo o dia de hoje. Após a missa acontece palestra com o professor Elson Faxina e na sequência o jornalista Caco Barcelos. A tarde, os GT’s continuam os trabalhos com os grupos menores.
Com informações do site do 9º. Muticom


