JOVEM DA DIOCESE DE LORENA É O VENCEDOR DO CONCURSO DA PASCOM BRASIL PARA O 57º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS
Layout do publicitário Phelipe Carvalho foi o vencedor do concurso que escolheu a identidade visual que ilustrará os materiais que celebrarão a data.
“Falar com o coração: testemunhando a verdade do amor (Ef 4,15)”. Este foi o tema escolhido pelo Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS) a ser celebrado em todo mundo no próximo 21 de maio e, para a ocasião, a Pascom Brasil lançou em janeiro o concurso para eleger a identidade visual que melhor representasse o tema de 2023. O resultado saiu nesta segunda-feira, 13 de março, alegrando o Regional Sul 1 da CNBB que recebeu a notícia da escolha vir da Diocese de Lorena. Nossa equipe conversou com o jovem Phelipe Carvalho que nos contou como foi o processo, sua inspiração e seus desejos para uso de sua arte Brasil afora. Confira abaixo.
1) Quem é o Phelipe? Conte pra nós como se deu sua caminhada na Pascom até aqui.
Tenho 32 anos, sou casado com a Ana, e apaixonado por comunicação. Me formei em Publicidade e Propaganda e o design entrou na minha vida mais como hobbie. Comecei minha jornada na Pascom em 2012, como coordenador na Paróquia Imaculada Conceição na minha cidade, em Cruzeiro (SP). Em 2014, fui convidado para integrar a equipe de comunicação dos Jovens Conectados, colaborando na Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, um tempo muito rico de aprendizado e partilha. Hoje, atuo como assessor leigo na Pastoral da Comunicação da Diocese de Lorena, interior de São Paulo, e sou membro da coordenação estadual da Pascom e da equipe de comunicação da Signis Brasil Jovem.
2) Como foi o processo no concurso? Você já havia participado outras vezes?
Nunca participei do Concurso, essa é a primeira vez. Quando foi lançado o tema da Mensagem do Papa para o DMCS desse ano, tive a ideia e resolvi me inscrever. Mas sendo sincero, jamais achei que teria chance.
3) Qual foi sua principal inspiração para criar a arte escolhida como identidade oficial para o DMCS 2023?
A inspiração veio, sobretudo, de uma frase do Evangelho que o Papa Francisco utiliza na Mensagem “a boca fala daquilo que o coração está cheio”. Essa é uma motivação que eu levo para minha vida, uma das passagens evangélicas que mais gosto (inclusive, tenho uma tatuagem com esse significado). Então, eu não podia deixar de participar. Quis trazer na arte justamente esse sentido, de que do nosso coração pode brotar muitas coisas boas, basta saber qual a estrada que abre esse caminho. No centro, a pessoa de Jesus, representada na cruz, nos oferece o modelo claro de tudo aquilo que precisamos plantar em nós para oferecer bons frutos.
4) Como pasconeiro, que importância a Mensagem do Papa traz para a Comunicação na Igreja?
O Papa Francisco tem deixado um itinerário claro em suas Mensagens para o DMCS desde 2013. Especificamente, esse ano, continuando o tema do ano passado, ele nos faz refletir em como o coração precisa estar preparado para acolher, escutar e saber falar. Para que saibamos, como comunicadores, entender a verdade, espalhar o bem.
5) Voce já imaginou que a partir de agora todas as paróquias do Brasil estarão divulgando e trabalhando sua obra de arte? Que recado você deixa a todas as lideranças que farão isso?
Fico muito feliz de saber que minha arte vai chegar a tanta gente. Tomara que muitos possam se sentir tocados e transformados. Nossa missão, como pasconeiros é, sobretudo, entender o quanto podemos contribuir para que a Mensagem de Jesus chegue a tantas pessoas. Nosso compromisso é com a sinodalidade acima de tudo e não há como dar passos atrás. Viver a sinodalidade precisa ser a nossa meta de vida. Só assim poderemos falar com o coração.
O SIGNIFICADO DA PEÇA
A arte faz referência à Palavra do Evangelho citada pelo Papa Francisco na Mensagem para o 57º DMCS: “o homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o que é bom; e o mau, do mau tesouro, tira o que é mau; pois a boca fala da abundância do coração”. A figura do coração, em traços realísticos, representa cada pessoa. No coração, uma estrada, caminho aberto para acolher a verdade. A via é também o próprio Cristo, Caminho, Verdade e Vida. Vida que é representada por tudo o que brota e sai do coração, simbolizada pela natureza. A natureza, com traços e cores abrasileirados, lembra as belezas do nosso país e nos recorda a querida Amazônia, uma das preocupações do Papa Francisco, tão devastada nos últimos anos. Um coração aberto, oferece aos demais os tesouros que traz dentro, ao mesmo tempo que convida outros a conhecê-lo, como quem diz: “vem, entre, veja a minha verdade, caminhe por essa estrada da minha experiência humana e divina”. O fundo amarelo, assim como na bandeira nacional, traz palavras chaves da Mensagem do Papa: comunicar cordialmente, procurar a verdade, olhar uns para os outros, purificar o coração, testemunhar a verdade, dialogar pacificamente.
MENSAGENS DA COORDENAÇÃO PASCOM CNBB SUL 1
“Todos nós, agentes da Pascom, celebramos hoje essa vitória com você, Phelipe!” – Edite Neves – Coordenadora Estadual da Pascom
“Muito obrigado pela sua vida feita serviço da comunicação eclesial” – Pe. Tiago Barbosa – Assessor Estadual da Pascom
“Que beleza Phelipe! Você é orgulho para todos nós!” – Dom Sérgio Colombo – Bispo Referencial Pascom – CNBB Sul 1



