O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, o padre Marcelo Antonio da Silva, como bispo auxiliar na diocese de Santo Amaro (SP). O presbítero integra o clero da diocese de Santo Amaro na qual, desde dezembro de 2019, exerce o serviço de vigário geral; Também estava atuando, desde dezembro de 2019, como pároco na paróquia de São Pancrácio.

Currículo e trajetória eclesial

Nasceu em 19 de abril de 1972, em Apucarana (PR). Ingressou no seminário da diocese de Santo Amaro em 1991. Foi ordenado diácono em 8 de dezembro de 1996 e sacerdote em 1º de novembro de 1997.

Exerceu a função de reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, na diocese de Santo Amaro, de maio de 1997 a fevereiro de 2005. Foi pároco nas paróquias Sagrada Família de fevereiro de 2005 a dezembro de 2010, Nossa Senhora da Esperança de fevereiro de 2011 a dezembro de 2019 e São Pancrácio desde dezembro de 2019, na diocese de Santo Amaro.

Foi capelão da capela Universitária Beato Carlo Acutis de março de 2021 a janeiro de 2023. Desde outubro de 2019, vem exercendo o serviço de vigário forâneo do setor Veleiros da diocese de Santo Amaro; e, de dezembro do mesmo ano, o serviço de vigário geral da diocese.

É licenciado em Filosofia pelas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), em 1993; bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em 1997; mestre em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, 2005; e doutor em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, em 2015.

Possui especializações em Bioética Personalista pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e em Psicanálise pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro 2021.

Atuou como professor de Ética Filosófica e Bioética no Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura, desde 2011 e foi diretor geral do Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura, desde 2014.

Coordenou os cursos de Teologia e Filosofia do Centro Universitário Ítalo Brasileiro de 2019 até janeiro de 2023. Também foi membro da Associação Espanhola de Personalismo, desde 2012, do Fórum Internacional de Professores, Unesco Chair In Bioethics, em 2018, e do grupo de trabalho de Bioética para o Ensino Médio do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), desde 2018.

 

Saudação a Monsenhor Marcelo Antonio da Silva

O Regional Sul 1 da CNBB, com profundo júbilo e ação de graças, saúda o Revmo. Mons. Marcelo Antônio da Silva, que Sua Santidade o Papa Francisco se dignou nomear bispo auxiliar da Diocese de Santo Amaro, atendendo ao pedido do bispo diocesano, o Exmo. e Revmo. Dom José Negri, PIME.

Com esta saudação, o Regional Sul 1, efusivamente, acolhe o novo bispo, Mons. Marcelo Antonio, nascido em 19 de abril de 1972, na certeza de que sua chegada muito enriquecerá a ação evangelizadora da Igreja, no Estado de São Paulo.

Com nossos cumprimentos e acolhida ao Monsenhor Marcelo, apresentamos igualmente nossas saudações ao caro irmão Dom José Negri que, merecidamente, recebe tão precioso e necessário auxílio, no governo da grande Diocese de Santo Amaro. Saudamos igualmente o digníssimo bispo emérito, Dom Fernando Antonio Figueiredo – OFM, que ordenou presbítero o Revmo. Mons. Marcelo, em 01 de novembro de 1997. Cumprimentos extensivos ao clero e ao povo de Deus da Diocese de Santo Amaro, de cuja alegria os bispos do Regional Sul 1 igualmente participam.

Asseguramos nossas orações, rogando a Deus que, pela intercessão de Maria, mãe de Cristo, da Igreja e das vocações, inspire o querido irmão, Monsenhor Marcelo Antonio, no exercício do múnus episcopal de que é investido pela nomeação e, a seu tempo, pela ordenação.

 

Com fraterna amizade, nosso afetuoso abraço!