No 10 de dezembro celebramos a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração foi proclamada em 10 de dezembro de 1948, pouco depois das barbáries da 2ª Guerra Mundial. Em nosso tempo, em que temos uma “3ª Guerra em pedaços” (Papa Francisco), com a fome, o desemprego e a exclusão crescentes, urge nos “convertermos” aos Direitos Humanos. Eles apontam para a construção de um mundo em que todos tenham a ‘‘vida em abundância” (Jo 10,10).

Nestes dias também celebramos as cinco décadas da atuação corajosa da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, fundada pelo então cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, de quem herdou em grande parte o profetismo. Para tanto, comemorando meio século, no dia 12 de dezembro, a Comissão Justiça e Paz de São Paulo realizará um encontro com pessoas e instituições que fazem parte de sua história. No evento também serão lembrados os 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Comissão Justiça e Paz de São Paulo foi criada em 1972 com o objetivo de denunciar e combater as violações de direitos humanos durante o regime civil-militar brasileiro e desde então, tem participado ativamente dos principais movimentos da história nestas 5 décadas.

Na redemocratização do País, na defesa das eleições diretas, na Campanha pela Anistia, na aprovação e implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e da Defensoria Pública estadual, criação da Campanha contra a Criminalização dos Movimentos Sociais e da Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns pela Justiça e Paz, além da Campanha de apoio à criação e apoio à CPI da Covid.

Outras dioceses, como as de Santo André e de Guarulhos, também realizam, no 10 de dezembro, momentos de aprofundamento da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Comissão Regional Justiça e Paz também disponibiliza para as pastorais, organismos e todos os interessados um subsídio para a celebração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em um tempo tão importante como o atual, com guerras, divisões, posições extremas, racistas e violentas, muito próximas do fascismo que precedeu a proclamação da Declaração no ano de 1948.

Baixe o subsídio através deste link:

https://drive.google.com/…/1Gp7Fm…/view

Acesse também o facebook da Comissão Regional Justiça e Paz:

https://www.facebook.com/CJPSul1