O secretário-executivo, Pe. Walter Merlugo Júnior (ao centro), organiza a equipe de colaboradores num grupo de trabalho para viabilizar o novo modelo de gestão proposta pela CNBB e agora já contam com fechamento diário da contabilidade do regional.
No último dia 18 de fevereiro, o Regional Sul 1 iniciou sua atividade financeira e econômica no novo modelo de fechamento diário, dando continuidade às melhorias na gestão da sede, a qual está em fase de implantação nos Regionais da CNBB.
“O Sul 1 é o primeiro regional a implantar o modelo de fechamento diário do financeiro e contábil, fruto de um esforço conjunto do secretariado, da área administrativa do regional com as áreas contábil, financeira e TI da sede. Os gestores passam a ter uma posição econômica sempre atualizada e detalhada, com a precisão e a transparência que a contabilidade possibilita”, destacou José Luna, Assessor de Gestão da CNBB.
O Demonstrativo de Resultados – DRE passa agora a ser gerado diariamente e enviado aos gestores, presidente, secretário regional e secretário-executivo, contendo a posição atualizada das receitas e despesas, assim como as disponibilidades do caixa e dos bancos.
Segundo o presidente do regional, Dom Pedro Luiz Stringhini, “essa iniciativa proporcionará o melhor gerenciamento do nosso fluxo contábil e integração dos dados, obtendo assim, melhores resultados na ação pastoral”.
“Enquanto Igreja, daremos cada vez mais testemunho de transparência financeira, porque o dinheiro que chega em nossas mãos, são recursos do nosso povo e, por isso, deve ser administrado com responsabilidade e investido no trabalho de nossas pastorais”, ressaltou Dom Luiz Carlos Dias, secretário Regional.
De acordo com o secretário-executivo do Sul 1 Pe Walter Merlugo Junior, “a nova plataforma de informação possibilita uma gestão mais eficaz, com tomadas de decisões proativas e seguras”. Ainda o secretário agradece toda colaboração e atenção dada pelos colaboradores da conferência episcopal em Brasília, Monsenhor Nereudo Freire Henrique, Padre Dirceu de Oliveira Medeiros, José Luna, Rosberg Flores e Adriano Tomaz.
Para dar suporte aos Regionais a CNBB criou em sua sede um serviço de help-desk para auxiliar os usuários no uso dos sistemas de gestão que estão sendo reimplantados.

Na foto, apresentação e implementação do Sistema de Informação de Gestão Pastoral, o Servico da CNBB, nome dado provisoriamente, no Regional Sul 1 da CNBB.


