A Cáritas Brasileira, em parceria com a Cáritas Suíça iniciou as atividades do Programa Pana em Boa Vista, Porto Velho, Recife, Brasília, São Paulo, Curitiba e Florianópolis.

Para receber essas pessoas as equipes multidisciplinares das Casas de Direito estão liderando uma campanha de doação. O objetivo é que a sociedade civil também assuma a acolhida dos migrantes venezuelanos em todas as cidades envolvidas, doando itens de primeira necessidade como alimentos, roupas e materiais de higiene, artigos de cama, mesa e banho, assim como móveis e eletrodomésticos, uma vez que as famílias vão precisar de toda ajuda possível até que consigam retomar a própria autonomia produtiva e financeira e garantir o próprio sustento.
Migração e Refúgio
Os números retratados pelos mais recentes relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU) confirmam o crescimento significativo dos deslocamentos humanos. Segundos os dados publicados em junho de 2018, no relatório do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (DESA), os migrantes internacionais alcançam a marca de 244 milhões em 2015, um aumento de 41% em relação a 2000.
“Uma pessoa em cada três segundos vira um refugiado, tempo menor que o necessário para ler esta frase”. A afirmação e da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), que alerta para o crescimento dos casos de conflitos, violência e perseguição.
No Brasil, 9.552 pessoas, de 82 nacionalidades, já tiveram sua condição de refugiadas reconhecida. Atualmente o maior fluxo de solicitação de refúgio é de venezuelanos que, por causa da crise política e econômica na Venezuela, migram para países de fronteira, entre eles o Brasil. De acordo com informações da Polícia Federal, no período de 2017 a 2018 176.259 venezuelanos entraram no país pela fronteira em Pacaraima (RR). 71.018 fizeram solicitação de refúgio. 2.837 saíram de Boa Vista para tentar reconstruir a vida em 22 municípios do Brasil. Em Roraima existem 13 abrigos com 6.070 pessoas abrigadas.
Veja abaixo os pontos de coleta das doações nas capitais que integram o Projeto Pana
Boa Vista (RR)
Avenida Nossa Senhora da Consolata, 1529, Centro, Boa Vista – RR
Brasília (DF)
Edifício Venâncio II, Bloco H, 1º andar, Salas 101/104 – CONIC – Setor de Diversões Sul – Brasília – DF
Curitiba (PR)
Rua Paula Gomes, 703, Térreo, São Francisco, Curitiba – PR
Florianópolis (SC)
Rua Deputado Edu Vieira, 1524, Pantanal, Florianópolis – SC
Porto Velho (RO)
Rua Dom Pedro II, 888, sala C, Centro – Porto Velho – RO
Recife (PE)
Rua do Príncipe, 526, Bloco E, 1º andar, Boa Vista, Recife-PE
São Paulo (SP)
Av. Thomas Edson, 355, Barra Funda, São Paulo – SP
As doações em dinheiro podem ser encaminhadas para as seguintes contas da Cáritas Brasileira:

Com informações da Rede de Comunicadores/as Cáritas Brasileira