A Arquidiocese de São José do Rio Preto promoveu uma reunião do Clero na manhã de sexta-feira, 14 de novembro. O bispo diocesano de Barretos, Dom Milton Kenan Junior, referencial para a Pastoral Presbiteral na Província, conduziu a partilha. O Pe. José Eduardo Andreazzi Vitoreti, responsável pelo segmento, acolheu os participantes, juntamente com o arcebispo metropolitano e aniversariante do dia, Dom Antonio Emidio Vilar, SDB.
Considerando as exigências que surgem com as novas tecnologias, Dom Milton contextualizou sua fala nas realidades do tempo presente. O religioso utilizou a figura do Bom Samaritano para ilustrar sua exposição.
“Cuidar de si”
Indicando a necessidade de encontrar razão para a vida e para o ministério, Dom Milton também ressaltou a importância de buscar um sentido de pertença. “Nós só somos capazes de superar as muitas dificuldades se formos capazes de amar e de ser amados”, disse.
Diante dos desafios que se somam e se intensificam, Dom Milton recomendou atenção às atividades que favoreçam pausas (como as culturais e de lazer). “E quanto tempo nós dedicamos à oração?”, acrescentou o bispo de Barretos ao sublinhar as provocações do saudoso Papa Francisco em prol de uma vida presbiteral saudável.
“Cuidar de quem cuida”
O tema proposto pela Pastoral Presbiteral para o encontro do Clero da Arquidiocese de São José do Rio Preto alcançou o “clamor do mundo que clama por fraternidade”. Segundo Dom Milton, entre os muitos cuidados necessários na vida, é preciso cuidar da vocação. “Nós fomos chamados. Nós fomos escolhidos. O ministério é dom que Deus concede. A nossa resposta deve ser humana, diária e alegre”, destacou. “Quem quer cuidar do outro não deve abrir mão de se reabastecer em Deus. O cuidado é uma tarefa comunitária e sinodal. Eu sou presbítero como vocês”, concluiu Dom Milton, agradecendo a atenção durante a “partilha de um irmão”.
Encaminhamentos
O arcebispo, Dom Vilar, à luz da exposição de Dom Milton, destacou os esforços na constituição e no fortalecimento do Conselho de Formação. O religioso também comentou sobre a reunião que, em 18 de novembro, aprofundará as questões inerentes ao segmento.
Os seminaristas Pedro e Elton, durante o encontro do Clero, apresentaram o “Advento Vocacional”. O evento, em 7 de dezembro, reunirá adolescentes a partir dos 15 anos para uma vivência no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus. Atividades serão propostas para apresentar o itinerário vocacional.
A dimensão humano-afetiva da Pastoral Presbiteral, a partir da fala do padre Pedro Sant’Anna, também lançou a proposta de acompanhamento a ser oferecido aos padres, com assistência de um geriatra.
As Ordenações Presbiterais, que acontecerão entre novembro e dezembro, e a acolhida aos padres que passaram a atuar na Arquidiocese de São José do Rio Preto foram destaques na pauta. Vale mencionar que os diáconos Bruno Cardoso Lopes (28 de novembro, às 19h30, em Palestina), Dhionen Henrik dos Santos Tinarelli (5 de dezembro, às 19h30, em Potirendaba) e Miguel Luiz Hussar Manfiolli Junior (12 de dezembro, às 19h30, na Paróquia Menino Jesus de Praga) receberão o segundo grau do Sacramento da Ordem em suas comunidades de origem.
Reconhecimento
“Seu pastoreio tem sido um farol que ilumina os nossos caminhos. A generosidade que demonstra é um testemunho vivo do amor cristão que pregamos. Que este novo ano traga saúde, paz e muitas realizações. Que o Senhor continue abençoando o seu ministério e o seu coração. Que a luz de Cristo brilhe sempre em sua vida. Esses são os votos dos seus filhos, o Clero da Arquidiocese de São José do Rio Preto”, partilhou o Pe. Fernando Salzillo, escolhido para homenagear o aniversariante.
“Eu vou celebrar 50 anos de Vida Salesiana em janeiro. Cada um de vocês, para mim, é uma lição. Quem se dá a conhecer caminha melhor. A gente cresce com os novos desafios. Deus nos chama, nos unge e nos capacita. Partilho com vocês, mais do que nunca, a nossa gratidão pela vida e pelo ministério. Que Deus abençoe a todos”, concluiu Dom Vilar. Após a bênção, o almoço servido no salão da Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida proporcionou um momento de confraternização pelo aniversário do arcebispo e dos demais aniversariantes do dia.
Texto e Fotos
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Arquidiocese de São José do Rio Preto






