A Presidência do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com alegria a nomeação de Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães como Bispo da Diocese de Santos (SP), comunicada hoje pelo Santo Padre, o Papa Leão XIV.
Até então, Dom Mol vinha servindo à Igreja santista como Bispo Coadjutor, exercendo seu ministério com zelo pastoral, proximidade ao clero e sensibilidade diante dos desafios humanos e sociais da região portuária e metropolitana.
Unimo-nos à Diocese de Santos em ação de graças por esta nomeação, pedindo ao Senhor que sustente Dom Mol na continuidade da missão de apascentar o rebanho confiado, em comunhão com toda a Igreja e na fidelidade ao Evangelho.
Neste momento, expressamos também nossa profunda gratidão a Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, que, após anos de dedicação como Bispo Diocesano de Santos, ofereceu com generosidade e espírito missionário seu pastoreio, guiando o povo de Deus com serenidade, sabedoria e fé. Seu testemunho permanece como sinal de esperança e serviço desinteressado à Igreja.
Inspirados pelo pensamento de São John Henry Newman, novo Doutor da Igreja, recordamos suas palavras:
“Viver é mudar, e ser perfeito é ter mudado muitas vezes.”
Que esta transição na vida e na missão da Igreja em Santos seja expressão da contínua renovação do Espírito Santo, que conduz a Igreja pelos caminhos do discernimento e da fidelidade criativa.
Em comunhão fraterna, confiamos à intercessão de Nossa Senhora do Monte Serrat o ministério episcopal de Dom Joaquim Mol e a nova etapa pastoral da Diocese de Santos.
Em Cristo Bom Pastor,
Presidência do Regional Sul 1 da CNBB


