De 10 a 13 de julho, o REMAR – Recanto Marista, em Ribeirão das Neves (MG), sediou o 11º Congresso Nacional de Entidades Negras Católicas (CONENC), promovido pela Pastoral Afro-Brasileira. O encontro reuniu lideranças e agentes pastorais de todo o país em um tempo de espiritualidade, formação e comunhão, fortalecendo a missão evangelizadora da Igreja em diálogo com a diversidade.

A cidade anfitriã pertence ao Regional Leste 3 da CNBB e acolheu participantes de diversos regionais, dioceses e expressões da Pastoral Afro-Brasileira. Representando o Regional Sul 1, esteve presente o bispo referencial Dom Eduardo Vieira dos Santos e a coordenadora estadual Vera Lucia Lopes

 

A celebração de abertura aconteceu ao redor de uma fogueira, símbolo bíblico da presença de Deus, evocando a sarça ardente e o Monte Sinai. Um gesto carregado de espiritualidade, que marcou o início do congresso com forte identidade afro e sentido de missão.

Entre os momentos centrais, destacaram-se as reflexões conduzidas por Dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo de Feira de Santana e referencial da Pastoral Afro na CNBB e no CELAM. Dom Zanoni destacou o chamado a viver o jubileu como “peregrinos da esperança”, a partir de uma ecologia integral que reconhece as dimensões espirituais, sociais, culturais e econômicas da vida humana.

O congresso também contou com a presença de: Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES), que assessorou reflexões sobre a presença histórica do povo negro na Igreja e na sociedade brasileira, destacando o papel das irmandades e expressões de resistência; Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo de Ourinhos (SP), que participou das atividades, reforçando o compromisso da Igreja com a inclusão e a escuta das vozes negras na caminhada pastoral.

A programação incluiu palestras, círculos de partilha, momentos de oração e convivência fraterna, promovendo o encontro entre realidades e experiências que expressam a riqueza e a resistência da cultura negra na Igreja do Brasil.

O CONENC reafirmou o compromisso com a evangelização que valoriza a identidade, fortalece a esperança e caminha com os que mais sofrem, contribuindo com a construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária.

📎 Com informações comunicação do CONENC/ Regional Leste 3
Fotos:
pastoralafro.leste2mg / Vera Lucia Lopes