ITAPETININGA (SP) – Entre os dias 4 e 6 de julho, o Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) do Regional Sul 1 da CNBB promoveu o VII Congresso Missionário Estadual de Seminaristas, sediado na Diocese de Itapetininga. O encontro reuniu 55 participantes, entre seminaristas e religiosos, vindos de diversas casas de formação diocesanas e religiosas do Estado de São Paulo.
Com o tema “Missionários da Esperança entre os Povos” e o lema “A esperança não decepciona” (cf. Rm 5,5), o congresso esteve em sintonia com a proposta do Jubileu da Esperança de 2025, convocado pelo Papa Francisco, e também com a mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões. A proposta buscou fortalecer a dimensão missionária da vocação presbiteral e a urgência do anúncio do Evangelho, sobretudo em contextos desafiadores.
A programação foi marcada por momentos de espiritualidade, convivência fraterna e formação. A primeira conferência, intitulada “Missionários da Esperança: os três âmbitos da missão eclesial”, foi conduzida pelo Pe. Erickson Ramos da Silva, da Diocese de Jundiaí. Já a segunda conferência, dedicada à Campanha Missionária 2025, foi ministrada por Dom Carlos Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e secretário do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
O congresso também contou com um momento de Espiritualidade Missionária, orientado pelo padre Luís Fernando da Silva, secretário executivo do Regional Sul 1. Os participantes visitaram ainda o projeto ANSPAZ, em uma atividade guiada pelo Pe. Marcos Ramos Custódio, reitor do Seminário Diocesano São João Paulo II e também responsável pelo Santuário Nossa Senhora da Paz.
Em clima de integração, foi promovido um jantar festivo com atividades recreativas, fortalecendo os laços entre os seminaristas das diferentes dioceses.
As celebrações eucarísticas foram o ponto alto de cada dia. No primeiro dia, a missa foi presidida por Luiz Antônio Lopes Ricci, bispo da Diocese de Itapetininga.
O VII Congresso reafirmou o compromisso missionário dos futuros presbíteros e fortaleceu o espírito de comunhão e esperança entre os seminaristas do Regional Sul 1.
Fotos: Divulgação