A Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB realizou, no dia 24 de fevereiro de 2025, sua reunião anual no Auditório da Casa Dom Luciano, em Brasília (DF). O encontro, que seguiu até a quarta-feira, 26 de fevereiro, reuniu bispos referenciais, coordenadores regionais e membros do Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (Grebicat) com o objetivo de avaliar o trabalho realizado no último ano, refletir sobre os desafios atuais e projetar ações para o futuro da animação bíblico-catequética no Brasil.

O presidente da Comissão, Dom Leomar Antônio Brustolin, destacou a importância do encontro:

“Anualmente nos reunimos com os bispos referenciais da dimensão bíblico-catequética de cada regional e também com os coordenadores regionais. Este é o momento de avaliarmos o trabalho realizado no ano anterior e projetarmos o que está por vir, além de discutir questões que fazem parte do nosso planejamento quadrienal”, afirmou dom Leomar.

Entre os principais temas abordados, estiveram a atualização das Diretrizes para a Iniciação à Vida Cristã e a reflexão sobre a Animação Bíblica da Pastoral.

O assessor da Comissão, Padre Wagner Francisco, reforçou que a reunião ordinária tem como objetivo planejar o ano catequético em nível nacional:

“Durante o encontro, discutimos as iniciativas bem-sucedidas em cada regional e refletimos sobre temáticas importantes para a evangelização, como as novas diretrizes da ação evangelizadora da Igreja e o Ministério do Catequista”, destacou o padre.

Ele também mencionou a preparação de atividades específicas para 2025, ano jubilar, como o Congresso da Animação Bíblica da Pastoral, que acontecerá em Goiânia, no mês de maio, além de ações regionais, como o Nortão e o Sulão. Outra iniciativa em pauta foi a Romaria de 2026, um evento muito aguardado.

Em relação às Diretrizes para a Iniciação à Vida Cristã, padre Wagner ressaltou a importância de amadurecer esse processo nas dioceses:

“O que esperamos é o amadurecimento desse processo, com a elaboração de subsídios que ajudarão na preparação dos sacramentos e na transmissão da fé na comunidade”, afirmou.

A assessora da Comissão, Mariana Venâncio, destacou a importância do alinhamento entre o nível nacional e os regionais:

“Esse momento de articulação e partilha de experiências entre os coordenadores regionais é essencial para o desenvolvimento da Catequese em todo o país, respeitando as especificidades de cada local”, disse Mariana.

O Regional Sul 1 da CNBB esteve representado no encontro pelo bispo referencial para a Animação Bíblico-Catequética, Dom Wilson Angotti, e pelo assessor Padre Marcelo Machado.

Já na quinta-feira, 27 de fevereiro, o Grebicat deu continuidade aos trabalhos, focando no planejamento do Mês da Bíblia de 2026, na recepção do documento do Sínodo e na organização do segundo Congresso de Animação Bíblica da Pastoral.

A reunião da Comissão e o encontro do Grebicat representaram momentos cruciais para refletir sobre os rumos da catequese no Brasil, fortalecer a missão evangelizadora da Igreja e responder aos desafios contemporâneos da evangelização.

📌 Créditos e Fotos: CNBB Nacional/ Pe Marcelo Machado