No último dia, 22 de janeiro, no salão da Catedral da diocese de Lins, aconteceu a reunião ordinária da presidência do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) da Diocese de Lins. O encontro teve como objetivo principal articular e planejar as atividades que serão realizadas ao longo do ano de 2025.
Entre os temas discutidos, destacaram-se a organização do Encontro de Formação Diocesano da Campanha da Fraternidade (CF) o Retiro Diocesano de Leigos e o curso sobre a sinodalidade na vida da Igreja. Durante a reunião, foi definido que o tema do retiro será: “Cristãos leigos e leigas, peregrinos da esperança”, reforçando o compromisso com a vivência da fé e a missão evangelizadora dos leigos.
Além disso, foi articulada a participação do CNLB Diocesano na Assembleia Geral Ordinária do CNLB Regional Sul 1, que será realizada em Araras, bem como na Assembleia e Encontro Nacional do Laicato, que acontecerá em Aparecida. Também foram distribuídas tarefas para a representação do conselho nos conselhos regionais e diocesano de pastoral, além da participação na reunião da Sub-Região Botucatu.
Outro ponto importante da reunião foi a reflexão sobre os desafios e as ações necessárias para fortalecer o protagonismo dos cristãos leigos e leigas na Diocese de Lins. Foi discutida a necessidade de uma Igreja sinodal, em saída, comprometida com a missão de ser um povo de Deus portador de esperança.
Estiveram presentes na reunião: Alex Rossi (presidente), Fabiana Corsi (vice-presidente), Geraldo Malta (secretário adjunto), Ednilson Dias (tesoureiro), Marcos Oliveira (tesoureiro adjunto) e Lídia Oliveira (tesoureira adjunta do CNLB Regional Sul 1).
A reunião reforçou o compromisso do CNLB Diocesano em atuar de maneira articulada e efetiva, promovendo a formação, o diálogo e a evangelização por meio do protagonismo leigo, em sintonia com o caminho sinodal da Igreja.
Fotos: Divulgação