De 15 a 19 de julho acontece na Casa Mãe Acolhedora, em Belo Horizonte (MG), o Encontro Nacional de Formadores, promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB).

Com o tema “Formação Presbiteral: uma perspectiva sinodal -missionária”, assessorado por Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia (GO) e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mais de 170 formadores de todo o país estão reunidos.

Na missa de abertura, Dom Ângelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, salientou a importância desse momento formativo e, diante dos desafios da formação, se faz importante os formadores estarem sempre atentos aos sinais do tempo.

Dom João Justino, iniciando suas reflexões, apresentou algumas interpelações desse mundo acelerado a formação dos novos presbíteros. Segundo ele, é importante ter o discernimento vocacional e o encontro com a realidade atual da Igreja. Em alguns casos, o seminário não vive a realidade da vida dos presbíteros. A agitação, a falta de tempo para a oração, as dificuldades financeiras, a fraternidade entre irmãos são questões a refletir. Discernir o que o Senhor pede para os formadores é uma das grandes reflexões do encontro.

Dentre os mais de 30 participantes paulistas se encontram o Pe. Vagner João Pacheco de Moraes, do clero de Osasco, presidente da OSIB nacional; e o Pe. Edvagner Tomaz Cruz, do clero de Jales, presidente da OSIB no Regional Sul 1 da CNBB

Fotos: Divulgação