Nos dias 8 e 9 de novembro, a Arquidiocese de Aparecida acolheu a 28ª Romaria Nacional da Pastoral Afro-Brasileira (PAB). O evento reuniu entre duas a três mil pessoas de diferentes regiões do Brasil, contando com a presença de bispos, sacerdotes, diáconos e lideranças leigas da Pastoral Afro-Brasileira e de diversos movimentos da Igreja Católica.

 

Dentre os bispos presentes estavam Dom Giovane Pereira de Melo, da Diocese de Araguaína (Tocantins), e Dom Eduardo Vieira dos Santos, da Diocese de Ourinhos (SP) e referência para a PAB no Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

A celebração também contou com o apoio de 26 presbíteros e seis diáconos, além de representantes da PAB de várias regiões, incluindo os regionais Sul 1, Sul 2, Sul 3, Leste 1, Leste 2, Nordeste 3 e Norte 2. O animador litúrgico foi o Pe. Vanderlei de Souza, redentorista e assessor da PAB na Arquidiocese de Aparecida.
A programação seguiu com a palavra do bispo presidente da celebração e do secretário nacional da PAB, além da apresentação de todos os sacerdotes, diáconos e religiosas presentes. A coordenadora geral do evento e coordenadora estadual da Pastoral Afro-Brasileira no Regional Sul 1, Vera Lúcia Lopes, deu as orientações finais para a celebração, que culminou com a missa solene ao meio-dia, transmitida ao vivo pela TV Aparecida. Regionais Sul 1 e Leste 2 ficaram responsáveis pela animação dos cânticos, trazendo ritmos e músicas que valorizam a cultura afro-brasileira.

O objetivo da romaria, além da devoção e da comunhão, foi reafirmar o compromisso da PAB com uma evangelização antirracista, destacando a importância de uma missão afro em transversalidade com outras pastorais e movimentos eclesiais. Com a missão de promover o “letramento racial” e conscientizar a Igreja sobre a urgência de uma conversão diária contra o racismo, a PAB reafirma seu papel como uma pastoral social que atua dentro e fora dos espaços eclesiais.

Durante o evento, foram realizadas entrevistas com Dom Giovane, Pe. José Enes e a coordenadora Vera Lopes, exibidas pela TV e Rádio Aparecida, reforçando a importância do encontro como espaço de diálogo e fortalecimento da fé em uma Igreja mais inclusiva e comprometida com a justiça social.

 

A 28ª Romaria Nacional da Pastoral Afro-Brasileira concluiu-se com o desejo de continuidade no trabalho de inclusão e valorização da cultura afro-brasileira na evangelização, cumprindo sua missão de levar vida em abundância a todos, especialmente aos que lutam contra as desigualdades.

 

Fotos: Divulgação