Novas Comunidades, profecia de esperança! Este foi o tema principal do Congresso para as Novas Comunidades do estado de São Paulo, entusiasmados pelo ano santo jubilar e dedicado ao processo de comunhão proposto pela sinodalidade, cerca de 100 Carismas estiveram presentes na Uni Ítalo em Santo Amaro nos dias 06 e 07 de setembro.

A estimativa de participantes foi de seiscentos membros de novas comunidades. O evento contou com participação de Dom Marcelo – bispo auxiliar de Santo Amaro, Pe. Wagner Ferreira – presidente da Comunidade Canção Nova, Pe. Luis Fernando – Secretário executivo do Regional Sul 1, Italo Fasanella – coordenador da comissão das Novas Comunidades CHARIS Brasil e Lucimar Maziero coordenadora da comissão para as Novas Comunidades Regional Sul 1.

Em sua homilia da santa missa de abertura Dom Marcelo teve a sensibilidade de recordar a missão do CHARIS a partir do batismo no Espírito Santo e enfatizouo movimento de santidade que deve ocorrer nas comunidades em vista de que o congresso foi realizado na Paroquia São Carlos Acustis e na data da sua canonização.

Italo Fasanella em sua fala recordou a proposta de II São Pedro, 1: Irmãos, cuidai cada vez mais de confirmar a vossa vocação e eleição. Procedendo assim, jamais tropeçareis. E que a perenidade do chamado se dispõe com a santidade de nossas vidas. Já Pe. Wagner Ferreira acendeu luzes de como as Novas Comunidades podem ser reflexos de esperança na sociedade, com o foco de testemunhar o amor fraterno.

Por fim Lucimar Maziero indicou a seriedade do caminho de comunhão e o testemunho de santidade que somos chamados a evidenciar, também aprofundou a temática de que os Carismas são bens espirituais e capaz de transformar a realidade social.

A Presidência do Regional Sul-1 da CNBB emitiu uma mensagem de encorajamento aos participantes do congresso: “Queridos irmãos e irmãs, o testemunho de cada um de vocês é precioso para a Igreja no Estado de São Paulo. Em meio aos desafios culturais e espirituais do nosso tempo, as Novas Comunidades são chamadas a ser laboratórios de fé, espaços de discipulado missionário e de autêntica fraternidade evangélica.

Concluímos que o Congresso Novas Comunidades foi um marco de comunhão de Carismas, bem como um reacender a chama da esperança nos corações missionários. Os frutos espirituais deste congresso será um movimento de santidade na sociedade proposto a partir da frase de São Paulo aos Coríntios: “não ignoreis os dons espirituais” (1 Coríntios 12), isto é, não devemos ignorar os Carismas que Deus encarnou em nós, mas transformar a sociedade para que nenhum se perca(Mateus 18).