Comissões Episcopais Pastorais Destaques

O retiro espiritual dos agentes da Pastoral da Sobriedade

Entre os dias 21 e 23 de junho, ocorreu na Casa de Retiros Santa Clara em Campos do Jordão (SP), o “retiro espiritual” dos líderes da Pastoral da Sobriedade do Regional Sul 1 da CNBB, para refletir e discutir sobre o tema “A Sobriedade como um Encontro”.

 O retiro foi preparado pela coordenação estadual, Maria Inês de Oliveira Rezende e Noel de Souza Rezende, e assessor estadual Padre Reinaldo Ferreira de Melo, com apoio das coordenações diocesanas de São José dos Campos e Taubaté (SP).

O retiro foi aberto com a celebração eucarística presidida pelo assessor estadual, padre Reinaldo Ferreira de Melo.

O evento contou com a presença de 397 retirantes, entre equipes de trabalho e Agentes de todo o estado de São Paulo. Além das reflexões propostas, o retiro contou com oração, Missa diária, teatro, adoração e pregações.

Nos três dias de retiro, os retirantes receberam pregações de diversos pregadores, os quais falaram da importância daquele momento na formação dos agentes.

Sobre a Pastoral – A Pastoral da Sobriedade tem como objetivo prevenir e recuperar da dependência química e outras dependências, à partir da vivência dos 12 passos da Pastoral da Sobriedade. É o trabalho conjunto de todos para defender a vida, que busca a sobriedade através do Evangelho de Jesus Cristo. A Pastoral da Sobriedade foi implantada no Brasil no ano de 1998, por ocasião da 36º assembleia Geral da CNBB. Em nível do Regional, a Pastoral está presente em 35 Dioceses e 03 Regiões Episcopais.

Como no grupo de autoajuda atendemos dependentes e codependentes (familiares) a estimativa é de 65% de mulheres e 35% homens sendo que desses 45% são jovens e 55% adultos. Cerca de 1.152.150 atendimentos em todos os 355 grupos de autoajuda espalhados pelas Dioceses do Regional sendo acompanhados pelos 1.935 agentes espalhados por todo o Estado.

Texto e Foto: Pastoral da Sobriedade

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.