Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

“Querido Papa Francisco! Louvamos a Deus pelo seu pontificado. Vossa Santidade tem sido fonte de inspiração e de motivação espiritual” para toda a Igreja. De fato, as palavras do bispo diocesano de Mogi das Cruzes e, até o início da 85ª Assembleia do Regional Sul 1, presidente do organismo, Dom Pedro Luiz Stringhini, ressoam no coração dos fiéis. Essas mesmas palavras, agora eternizadas em publicação distribuída aos bispos e demais lideranças reunidas em Indaiatuba, no Mosteiro de Itaici, entre os dias 30 de maio e 1º de junho, “transportam” os leitores para passado não muito distante e contexto bastante especial: o da Visita Ad Limina Apostolorum,realizada em 2022.

Naquela ocasião, em dois grupos, os bispos do Estado de São Paulo visitaram os Dicastérios da Cúria Romana e, junto ao Santo Padre, puderam avaliar de forma positiva os efeitos da reforma efetivada a partir da Praedicate Evangelium, constituição apostólica sobre os organismos romanos e o seu serviço à Igreja no mundo.

E foi exatamente nesses organismos, em encontros marcados pela escuta sinodal, que os bispos apresentaram, em partilhas alicerçadas nas realidades das Sub-regiões pastorais paulistas, uma espécie de panorama da ação evangelizadora no estado. São essas falas, materializadas em textos, que compõem duas edições especiais e que compilam tantas e tão ricas informações. Um livro físico e uma revista digital, organizadas pelo bispo de São Carlos e, até então, secretário do Regional Sul 1, Dom Luiz Carlos Dias, contou com a atuação de Luiz Matos, Antônio Dominici Filho e Rodrigo Moura de Oliveira para a sua estruturação. Ricamente ilustrados, as peças apresentam fotos dos padres Michel dos Santos e Thiago Faccini Paro.

TESTEMUNHO

Segundo o bispo de Guarulhos, Dom Edmilson Amador Caetano, O.Cist, até então vice-presidente do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a visita ao Papa, que deu origem à publicação distribuída durante a Assembleia realizada em Itaici, sublinhou a colegialidade como base de tão paternal relacionamento. “Juntos, buscamos conduzir a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo na união e na comunhão. Ainda que colegialidade e sinodalidade sejam praticamente sinônimos, o fato de estarmos reunidos com o Sucessor de Pedro é um ato colegial da nossa missão episcopal. Evidentemente, isso é importantíssimo para uma Igreja Sinodal e para caminharmos juntos”, sintetizou o bispo. “Por outro lado, eu posso dizer, afirmar e testemunhar que a acolhida que nós tivemos nos vários Dicastérios da Cúria Romana foi, realmente, uma acolhida sinodal”, completou Dom Edmilson.

Concluída a etapa, seja a visita Ad Limina Apostolorum ou a missão da presidência do Regional Sul 1 entre os anos de 2019 e 2023, o material editado se apresenta como o “guardião” da história e o atestado de que os bispos de São Paulo seguem em “profunda sintonia com o Papa Francisco e o ministério petrino que ele exerce”, conforme escreveu Dom Pedro Luiz Stringhini na apresentação da publicação.