Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Encontro com o Papa Francisco

Querido Papa Francisco!

Com grande alegria, respeitosamente, trago a Vossa Santidade uma cordial saudação, em nome do senhor cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, dos arcebispos e bispos aqui presentes. Pertencemos ao Regional Sul 1 da CNBB, que corresponde às 42 dioceses do Estado de São Paulo, localizadas em seis Províncias eclesiásticas. Três delas estão aqui presentes: São Paulo, Aparecida e Sorocaba. Três virão na próxima semana: Campinas, Botucatu e Ribeirão Preto.

Recordamos o falecimento, no dia 4 de julho deste ano, do arcebispo emérito de São Paulo, o sr. Cardeal Dom Cláudio Hummes. Invocamos com gratidão o testemunho de Dom Cláudio e de outros irmãos no episcopado que já se encontram junto de Deus. Expressamos também nosso afeto aos nossos irmãos bispos eméritos.

Querido Papa Francisco! Louvamos a Deus pelo seu pontificado. Com seu olhar atento de pastor, preocupado com os rumos da Igreja e da humanidade, Vossa Santidade tem sido fonte de inspiração e de motivação espiritual para os senhores bispos, o clero, as consagradas/os e todo o povo de Deus, nas nossas dioceses. Muito nos edifica e nos entusiasma a predileção e a preocupação de Vossa Santidade para com os pobres, a defesa da nossa Casa Comum, o Planeta Terra, e o seu esforço incessante de diálogo para a construção de um mundo de Paz.

Ressaltamos o quanto somos encorajados pelo paternal estímulo e orientação provindos das Mensagens, Exortações Apostólicas e Encíclicas emanadas do magistério de Vossa Santidade. Expressamos nossa profunda gratidão pelo seu testemunho de paternidade e sinodalidade, reafirmando nosso compromisso de unidade, comunhão e fidelidade para com a pessoa e o ministério de Vossa Santidade.

A Província eclesiástica de São Paulo é formada pela Arquidiocese de São Paulo e as seguintes dioceses: São Miguel Paulista, Guarulhos, Osasco, Campo Limpo, Santo Amaro, Santos, Santo André, Mogi das Cruzes, Eparquia Nossa Senhora do Líbano dos Maronitas, Eparquia Nossa Senhora do Paraíso dos Greco-Melquitas e o Exarcado apostólico para os fiéis de Rito Armênio.

Estas dioceses se localizam na Região Metropolitana da Grande São Paulo, com 22 milhões de habitantes, onde está localizado o Município de São Paulo (que é a Capital do Estado, a grande Metrópole de 12 milhões de habitantes) e outros municípios.

Aqui, há um grande paradoxo, pois a realidade atraente e fascinante, grandiosa e economicamente pujante das áreas abastadas contrasta com situações degradantes de extrema pobreza e exclusão das periferias: favelas, moradores de rua, sem teto, desempregados, poluição, violência, falta de saneamento básico e outros serviços essenciais, etc. Para a Igreja, aqui está o grande desafio de implementar a pastoral urbana e promover a evangelização na grande metrópole.

A Província eclesiástica de Aparecida é formada pela Arquidiocese de Aparecida e as seguintes dioceses: Caraguatatuba, Lorena, Taubaté e São José dos Campos. Nesta Província, encontra-se o Santuário Basílica Nossa Senhora Aparecida – majestoso símbolo da fé e da religiosidade do nosso povo católico. Lá, Vossa Santidade esteve, em 2007, enquanto arcebispo de Buenos Aires, para a V Conferência do Episcopado latino-americano e, em 2013, quando da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro.

Esta Província está localizada no Vale do Paraíba, uma região de grande tradição católica, situada entre as montanhas da Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar, até às cidades e praias e do litoral Atlântico.

A Província eclesiástica de Sorocaba é formada pela Arquidiocese de Sorocaba e as seguintes dioceses: Registro, Itapeva, Itapetininga e Jundiaí.

Desde a sede, Sorocaba, o território da Província se estende pelo Vale do Ribeira, em direção ao Estado do Paraná. Nesta região, vivem populações indígenas e afro-descendentes, os chamados quilombolas. Na cidade de Iguape, há um santuário de arquitetura colonial, construído entre os séculos XVIII e XIX, dedicado a Nossa Senhora das Neves e Bom Jesus de Iguape, que abriga a imagem do Senhor Bom Jesus vinda de Portugal, que foi embarcada em um navio português, em 1647, com destino ao Brasil.

Nestas três Províncias e em todo o Regional, nós, bispos, enfrentamos desafios, tais como: a cultura urbana e a evangelização na cidade, a transmissão dos valores cristãos num mundo secularizado, a pluralidade cultural e o trânsito religioso, causado pelos fieis católicos que deixam nossa Igreja. Estamos preocupados e empenhados no cuidado com a formação do clero, das consagradas/os e de um laicato consciente e comprometido. O Sínodo de 2023, na perspectiva de uma Igreja Sinodal, com vistas à comunhão, participação e missão, veio em auxílio de nossas Dioceses e seus planos pastorais.

Com grande esforço e cooperação das dioceses, nosso Regional vem realizando a missão Ad Gentes. Há 27 anos, estamos enviando missionários/as para o Estado do Amazonas e, há cinco anos, para a África, em Moçambique, na Diocese de Pemba, na sofrida Região de Cabo Delgado.

Naquela Região, o povo e os missionários vivem uma situação de extremo perigo, correndo grande risco de vida, devido a incessantes e violentos ataques terroristas. Vossa Santidade conhece essa situação e já fez apelo público em favor da paz naquela Região, tanto na Páscoa do ano passado quanto, recentemente, por ocasião do triste assassinato, no último dia 6 de setembro, da religiosa comboniana italiana, Maria De Coppi, na Missão Católica de Chipene. Unimo-nos ao sofrimento de Vossa Santidade e aos seus esforços para que o mundo olhe com mais atenção para aquele continente.

Invocando a proteção e intercessão de Nossa Senhora Aparecida, contamos também com suas orações pelo Brasil, especialmente neste momento em que se aproximam as eleições. Almejamos que elas decorram em paz, que os resultados sejam reconhecidos e que a democracia seja preservada, na esperança de um futuro melhor para os pobres do Brasil.

Rogamos a Deus que conceda saúde a Vossa Santidade e o cumule com abundantes bênçãos, ao mesmo tempo em que pedimos, para todos nós e nossas igrejas particulares, a vossa bênção paternal.

De Vossa Santidade, devotíssimos no Senhor,

Arcebispos e bispos do Regional Sul 1da CNBB

Foto: Site Diocese de Mogi das Cruzes