|
“O que seria do mundo se não existissem os religiosos?”
Santa Teresa (Livro da vida, 32, 11).
SAUDAÇÃO AOS IRMÃOS E IRMÃS DE VIDA CONSAGRADA
O Regional Sul 1 da CNBB, se alegra com os religiosos e religiosas que trabalham e residem em nosso estado de São Paulo.
A celebração do Dia da Vida consagrada, comemorado neste dia 2 de fevereiro, pretende ajudar a Igreja inteira a valorizar sempre mais o testemunho das pessoas que escolheram seguir a Cristo mais de perto, mediante a prática dos conselhos evangélicos e, ao mesmo tempo, quer ser para as pessoas consagradas uma ocasião propícia para renovar os propósitos e reavivar os sentimentos, que devem inspirar a sua doação ao Senhor.
“O que seria do mundo se não existissem os religiosos?”, perguntava com muita razão Santa Teresa (Livro da vida, 32, 11). É uma pergunta que nos impele a agradecer incessantemente ao Senhor que, com esse singular dom do Espírito, continua a animar e sustentar a Igreja na sua exigente caminhada no mundo.
Essa forma de vida, abraçada por Cristo, e que se torna presente, de modo especial, através das pessoas consagradas, tem grande importância para a Igreja, chamada a viver em cada um de seus membros, a mesma entrega total para Deus, seguindo Cristo na luz e na força do Espírito Santo.
Que este dia de oração e de reflexão nos ajude a valorizar sempre mais o dom da vida consagrada, para encontrar o justo e fecundo equilíbrio entre atividade e contemplação, entre oração e caridade. A Virgem Maria, que teve o privilégio de apresentar ao Pai, seu Filho Unigênito, como oblação pura e santa, obtenha-nos a graça de estar constantemente abertos e acolhedores em relação às grandes obras, que Ele não cessa de realizar para o bem da Igreja e da humanidade inteira.
Com tais sentimentos, nossa gratidão pelo testemunho e presença da vida religiosa consagrada em nosso Regional Sul1 da CNBB.
Secr. Reg. Circ. 05/2023
São Paulo, 02 de fevereiro de 2023