Notícias

“Turismo e água: proteger o nosso futuro comum”: mensagem de dom Anuar Battisti

Neste dia 27 de Setembro, é comemorado o Dia Mundial do Turismo. Na CNBB, um grupo de trabalho atua na construção de um projeto nacional para a Pastoral do Turismo. A coordenação da equipe é do bispo referencial desta Pastoral e arcebispo de Maringá (PR), dom Anuar Battisti.

Para marcar esta data, o arcebispo divulga uma mensagem para esta data, em que apresenta a reflexão do tema “Turismo e água: proteger o nosso futuro comum”. Dom Anuar conclama a todos para apoiar as iniciativas sustentáveis de turismo.

A seguir, a íntegra da mensagem:

27 de Setembro: Dia Mundial do Turismo

Hoje celebramos o Dia Mundial do Turismo. Na Igreja do Brasil, tenho acompanhado a Pastoral do Turismo, como bispo referencial pela CNBB. Este ano a temática do Dia Mundial do Turismo, proposto pela Organização Mundial do Turismo, é “Turismo e água: proteger o nosso futuro comum”.

Nós, como Igreja Católica, também queremos ajudar na discussão do tema.

De acordo com levantamento internacional o turismo é um dos sectores econômicos com o maior e mais rápido crescimento a nível mundial. Durante 2012 foi superada a marca de um bilhão de turistas internacionais.

E a água é um bem central neste processo e somos chamados a respeitar este bem que é um presente de Deus.

Cito aqui o Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Cardeal Antonio Maria Vegliò: “Somos, portanto, chamados a promover um turismo ecológico, respeitoso e sustentável, que certamente pode favorecer a criação de postos de trabalho, apoiar a economia local e reduzir a pobreza”.

“Também o turismo compete muitas vezes com outros sectores para a sua utilização e, não raro constata-se que, a água é abundante e se desperdiça nas estruturas turísticas, enquanto as populações circundantes carecem dela”.

Em nosso Brasil, temos a graça de contar com abundância de água. Entretanto ainda há muitos locais onde as pessoas não têm acesso a água potável, o que é lamentável e motivo de tristeza para todos nós. Neste Dia Mundial do Turismo conclamamos a todos nós brasileiros a apoiar as iniciativas sustentáveis de turismo. No campo do turismo religioso, é coerente que nossas estruturas de Igreja estejam preparadas para acolher os fiéis, peregrinos, de maneira que não haja desperdício de água e dos demais recursos naturais. Devemos fazer a nossa parte. Que Deus abençoe todos os profissionais e missionários que atuam neste campo belo e promissor do turismo.

Dom Anuar Battisti Arcebispo de Maringá (PR)
Referencial da Pastoral do Turismo na CNBB

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.