Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Neste dia 27 de Setembro, é comemorado o Dia Mundial do Turismo. Na CNBB, um grupo de trabalho atua na construção de um projeto nacional para a Pastoral do Turismo. A coordenação da equipe é do bispo referencial desta Pastoral e arcebispo de Maringá (PR), dom Anuar Battisti.
Para marcar esta data, o arcebispo divulga uma mensagem para esta data, em que apresenta a reflexão do tema “Turismo e água: proteger o nosso futuro comum”. Dom Anuar conclama a todos para apoiar as iniciativas sustentáveis de turismo.
A seguir, a íntegra da mensagem:
27 de Setembro: Dia Mundial do Turismo
Hoje celebramos o Dia Mundial do Turismo. Na Igreja do Brasil, tenho acompanhado a Pastoral do Turismo, como bispo referencial pela CNBB. Este ano a temática do Dia Mundial do Turismo, proposto pela Organização Mundial do Turismo, é “Turismo e água: proteger o nosso futuro comum”.
Nós, como Igreja Católica, também queremos ajudar na discussão do tema.
De acordo com levantamento internacional o turismo é um dos sectores econômicos com o maior e mais rápido crescimento a nível mundial. Durante 2012 foi superada a marca de um bilhão de turistas internacionais.
E a água é um bem central neste processo e somos chamados a respeitar este bem que é um presente de Deus.
Cito aqui o Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Cardeal Antonio Maria Vegliò: “Somos, portanto, chamados a promover um turismo ecológico, respeitoso e sustentável, que certamente pode favorecer a criação de postos de trabalho, apoiar a economia local e reduzir a pobreza”.
“Também o turismo compete muitas vezes com outros sectores para a sua utilização e, não raro constata-se que, a água é abundante e se desperdiça nas estruturas turísticas, enquanto as populações circundantes carecem dela”.
Em nosso Brasil, temos a graça de contar com abundância de água. Entretanto ainda há muitos locais onde as pessoas não têm acesso a água potável, o que é lamentável e motivo de tristeza para todos nós. Neste Dia Mundial do Turismo conclamamos a todos nós brasileiros a apoiar as iniciativas sustentáveis de turismo. No campo do turismo religioso, é coerente que nossas estruturas de Igreja estejam preparadas para acolher os fiéis, peregrinos, de maneira que não haja desperdício de água e dos demais recursos naturais. Devemos fazer a nossa parte. Que Deus abençoe todos os profissionais e missionários que atuam neste campo belo e promissor do turismo.

Dom Anuar Battisti Arcebispo de Maringá (PR)
Referencial da Pastoral do Turismo na CNBB