Artigos

Tomé de Souza

Quando eu era adolescente ouvia com frequência uma piadinha idiota. Ao pedir ajuda ou alguma opinião diante de uma situação mais complicada o gaiato cinicamente me aconselhava com a maior seriedade possível: “Faz o que fez Tomé de Sousa o primeiro Governador Geral do Brasil”. Daí todos nós colocávamos rapidamente o cérebro a funcionar para encontrar alguma resposta inteligente. Depois de alguns minutos de silêncio o gaiato respondia: “Tomé de Sousa fez o que pode!”.

De fato, só podemos fazer o que é possível, pois o impossível cabe a Deus. Somente para Deus tudo é possível, para nós há situações e problemas que estão acima das nossas forças. A nossa fé implica também a confiança total no Senhor, sabendo que Ele nos ilumina e nos fortalece na luta da vida. Há aqui uma grande tentação da sociedade atual que é querer resolver sozinha todos os problemas individuais e sociais. O homem atual sente-se senhor e deus de si mesmo e da humanidade. Uma das consequências disso é a inevitável luta entre deusinhos, um querendo destruir o outro, um deus querendo mostrar que é mais forte e poderoso que o outro. É a lei da selva. Obviamente aumenta a violência de todo tipo: física, verbal, psicológica, violência sexual, violência cultural, guerra econômica e, pasmemo-nos, até violência religiosa ou a terrível e poderosa violência da consciência.

Colocando-se o homem no lugar de Deus, teremos, além da violenta competição desenfreada, ao fim e ao cabo teremos o resultado final que será o desencanto, cansaço e a tristeza. Todo ídolo que quer tomar o lugar de Deus, mais cedo ou mais tarde, fatalmente cairá do seu pedestal.

Por outro lado, tudo aquilo que podemos fazer por nós mesmos (sozinhos ou em grupo), Deus não o faz. Deus não compactua com a preguiça ou com o nosso comodismo. Chama-se pecado de omissão o bem que podemos fazer e não o fazemos. Em geral não fazemos o bem possível por dois motivos: covardia e comodismo. Covardia diante da possibilidade de fracassar ao tentar fazer o bem e ser julgado pelas pessoas e por si mesmo. Comodismo porque é muito mais fácil ficar sentado no sofá!

Por outro lado, a mentalidade atual, endeusando o homem e ignorando a Deus, exige das pessoas que, sozinhas ou em sociedade, resolvam e enfrentem a misteriosa luta da vida e construam a história. Como todo ser humano é fraco, frágil e limitado, todos vão experimentar fracassos e perdas. Muitos ficam deprimidos e desanimados.

Para nós que cremos vale a regra de Santo Inácio de Loyola: “Devemos fazer tudo como se tudo dependesse de nós, sabendo, porém, que tudo depende de Deus”.

O cristão não age com o heroísmo orgulhoso e nem se abate covardemente diante das derrotas. Alguns, na sua orgulhosa mania de grandeza, gostariam de caminhar na vida fazendo o bem como se fossem um herói grego vencendo gloriosamente todas as batalhas e obstáculos. Jesus na sua vida simples e humilde e, sobretudo, na sua caminhada até a cruz não se assemelha em nada a um herói da mitologia grega. O Papa Francisco nos recorda que tem grande valor diante de Deus o pequeno e sofrido passo que podemos dar. O simples desejo de ser bom e fazer o bem, mesmo quando não conseguimos realizá-lo, tem já o seu valor diante do amor misericordioso do Pai.

Enfim, Deus olha mais a sinceridade do nosso coração do que as nossas qualidades ou as “grandes” obras que imaginamos realizar. Não podemos medir as coisas de Deus com a mesma régua humana. A medição dos frutos e resultados das coisas de Deus pertencem a Deus e não a nós. Aliás, não temos instrumental capaz de fazer essa medição. Por isso, Jesus nos disse que não cabe a nós separar agora o trigo do joio, pois isso pertence aos anjos no final do mundo. (Mt13,41). Também para moderar nosso orgulho Ele nos ensinou: “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer” (Lc17,10).

Por Dom Sevilha, ocd, bispo de Bauru

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.