Com frequência ouvimos as pessoas dizerem: “não tenho tempo”; “preciso correr”; “perdi meu tempo”… Contudo, o grande problema não é a falta de tempo, mas sim a sua má administração, pois, tempo é uma questão de prioridade. Para aquilo que for realmente importante, sempre se encontrará tempo. Ora, para nós, cristãos e cristãs, chamados a sermos discípulos missionários de Jesus Cristo, o tempo deve ser gasto de modo coerente com o Evangelho.
Como lembra Santo Agostinho, a felicidade última da pessoa humana está na eternidade, ou seja, em Deus (cf. “De Beata Vita” [A vida feliz], II, n. 11). Longe de significar um desprezo pelo tempo, essa consciência nos traz o seu real sentido, que celebramos principalmente na festa do Natal, já que o próprio Eterno entrou no tempo: “E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós. Nós vimos a sua glória…” (Jo 1,14). Assim, é no tempo que devemos encontrar o Eterno, para que um dia o Eterno seja a realização perfeita da nossa felicidade. É por isto que se justifica todo suor do nosso rosto, toda lágrima derramada e até mesmo as nossas fraquezas que, no fundo, podem nos trazer o desejo de acertar, pois “tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28).
Queridos irmãos e irmãs diocesanos: estamos na virada do novo ano. O ano de 2014 está chegando ao seu fim. Como não ter um coração agradecido por tudo aquilo que Deus realizou em nosso meio neste ano que se finda? Creio que passos importantes foram lançados para a realização do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, que contempla tornar a Igreja: “Casa da Iniciação à Vida Cristã”. Foi iniciada, finalmente, com 219 inscritos, a Escola Bíblico-Catequética “São José de Anchieta” para a formação dos nossos catequistas. A festa da nossa Padroeira deste ano, dia 15 de agosto, marcou o lançamento das novas Normas e Diretrizes para o Sacramento do Batismo e do Triênio Preparatório para o Jubileu de Ouro que a nossa Diocese vai celebrar no dia 6 de janeiro de 2017. Foi lançado o novo subsídio para a Celebração da Palavra de Deus, para maior consciência litúrgica das celebrações na ausência de presbíteros. Várias paróquias iniciaram, neste ano, a desejada renovação da Catequese com inspiração catecumenal, tornando-a mais querigmática e mistagógica. Entre as tantas alegrias vividas no ano de 2014, tivemos a ordenação de mais um presbítero da Igreja, o jovem Jônatas Rodrigues da Silva (19 de setembro) e a peregrinação do Bispo Diocesano com 27 presbíteros a Roma e à Terra Santa (de 2 a 15 de novembro).
Infelizmente, vivemos momentos difíceis ao longo deste ano, como a perda de dois dos nossos presbíteros: padre Celso Arantes (6 de abril) e padre José Carlos Edegar Ferrari, CSSR (23 de julho).
Contudo, como já dissemos, o hoje nos impulsiona para o amanhã, em vista da eternidade. No Ano Novo que se inicia convoco a todos para que continuem participando da programação em vista da comemoração do 50º aniversário da criação da nossa Diocese. Triênio este que exigirá o esforço de todos, pois as atividades programadas serão oportunas para renovarmos nossa fé, fortalecermo-nos em nosso ardor missionário, realizarmos uma profunda “conversão pastoral”, modificarmos as estruturas que estiverem obsoletas e, principalmente, anunciar a todos a salvação que vem do Senhor Jesus Cristo.
Queridos irmãos e irmãs diocesanos: aguardemos com esperança e confiança a chegada do ano de 2015! Será o Ano da Santificação, ano para aumentar em nós a consciência de Cristo e assumirmos mais radicalmente nossa opção de sermos discípulos de Jesus Cristo. Será o ano das Jornadas dos Sacramentos, pois é na celebração dos sacramentos que a Igreja renova a presença viva de Jesus Cristo que nos santifica, principalmente na celebração da Santa Eucaristia. Por isto, a Igreja Diocesana de Jundiaí estará reunida na presença do Cristo Eucarístico, no Congresso Eucarístico Missionário, a ser celebrado nos dias 7 e 8 de novembro. O ano de 2015 será o ano de preparação para as Santas Missões Populares, que queremos realizar no decorrer de 2016. Para isto, já são programados dois grandes Retiros Missionários Diocesanos (27 e 28 de junho e 24 e 25 de outubro) a serem seguidos por outros Retiros Missionários realizados em cada paróquia. O ano de 2015 será o ano dedicado à Vida Consagrada, conforme o apelo do Papa Francisco. Na Igreja do Brasil, o ano de 2015, além da Campanha da Fraternidade, cujo tema é “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema: “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45), será também o Ano da Paz, proclamado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, visando gerar uma cultura de amor e solidariedade entre todos.
Queridos irmãos e irmãs diocesanos: o próximo ano de 2015 será um ano de atividades muito intensas. Porém, mais intenso ainda será o amor de Deus por nós, especialmente testemunhado por todos os que se dedicarem a “gastarem” seu tempo para o Reino de Deus. Afinal, nos diz Jesus: “O vosso coração se alegrará, e ninguém poderá tirar a vossa alegria” (Jo 16,22).
Que a Virgem do Desterro nos conduza ao longo do Ano Novo de 2015.
Um Santo Natal e um abençoado Ano Novo para todos vocês e seus familiares!
E a todos abençoo.
Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano de Jundiaí