Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

As Sub-Regiões Ribeirão Preto I e II realizaram, conjuntamente, uma reunião virtual no último dia 15 de junho sobre a 6ª Semana Social Brasil (6ª SBB). O Bispo Referencial para essa Semana no Regional Sul 1, Dom Reginaldo Andrietta, articulou essa reunião com pastorais, organismos e representantes das Dioceses e da Arquidiocese dessa Sub-Região.  
Esse encontro coordenado por Edson Silva, representando a Comissão Estadual da 6ª SSB, contou com a participação de Dom Milton Kenan, Diocese de Barretos, Dom Moacir Aparecido de Freitas, Diocese de Votuporanga, e outras 30 pessoas, entre padres coordenadores diocesanos de pastoral e cristãos leigos e leigas de pastorais e organismos diocesanos. Estiveram representadas as Dioceses de Jales, Votuporanga, Barretos e Franca, e a Arquidiocese de Ribeirão Preto. Foram abordadas as atividades da 6ª SSB que estão sendo realizadas nas Dioceses e na Arquidiocese, e a organização de comissões diocesanas. 
 O Padre Luis Gustavo Benzi, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Ribeirão Preto, apresentou a retomada das Semanas Sociais na Arquidiocese, e a realização da Semana Arquidiocesana de Compromisso Social, em 2020, na qual constou-se a temática “Terra, Trabalho e Teto”. O Padre Claudemir Ortunho e a Assistente Social Rosana Cardoso apresentaram o que tem sido realizado com as comunidades da Diocese de Jales, com a participação de um coletivo de assistentes sociais católicas para levantamento da realidade das famílias, bairros e municípios, quanto às principais vulnerabilidades sociais. O Professor Adilson Ventura, da Diocese de Barretos, vereador desse município, partilhou a ideia dessa Diocese realizar uma audiência pública na Câmara Municipal para lançamento da 6ª SSB. O Professor Adriano Borges, da Diocese de Votuporanga, compartilhou iniciativas que estão sendo tomadas em cursos universitários de Serviço Social para atividades extracurriculares pautando a 6ª SSB. 
Estavam presentes representantes de pastorais e organismos como Pastoral do Menor, Conselho de Leigos, Pastoral Fé e Política, Cáritas Diocesana, Pastoral da Juventude, Comunidades Eclesiais de Base, PASCOM e Secretariado Diocesano de Pastoral. 
 Todos receberam os endereços eletrônicos para acesso aos materiais produzidos pela comissão nacional, vídeos disponíveis no Youtube e o link do grupo de whatsapp para a articulação dos responsáveis diocesanos. 
O próximo encontro virtual ocorrerá no dia 13 de julho de 2021, com a participação das lideranças diocesanas para planejar, conjuntamente, as etapas a seguir, e um encontro virtual de espiritualidade e sensibilização de novos sujeitos eclesiais para os fóruns temáticos da 6ª Semana Social Brasileira. 

Fonte: Equipe SSB Regional Sul 1