Igreja no Brasil

Seminário Nacional da Jornada Mundial dos Pobres reafirma a mensagem da compaixão como resposta à pobreza

Reflexão e arte marcaram o Seminário Nacional da Jornada Mundial dos Pobres. O evento realizado de forma on-line foi transmitido na noite desta quinta-feira, 4 de novembro, pelas redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e entidades parceiras

O Seminário, com tema “Sentes Compaixão?” foi inspirado na iluminação bíblica “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14, 7), escolhida pelo Papa Francisco como tema para a V edição da jornada. O seminário foi conduzido pela secretária-executiva da 6ª Semana Social Brasileira, Alessandra Miranda, e pela coordenadora da Pastoral da Mulher Marginalizada, Fabrícia Paes.

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo enviou uma mensagem em vídeo aos participantes do seminário na qual afirmou que a Jornada Mundial dos Pobres oferece a oportunidade para capacitar “o nosso coração e reconhecer a presença dos pobres entre nós”.

O presidente da CNBB afirmou que a indiferença em relação aos pobres é um veneno que adoece a alma humana. Quem não se faz próximo dos excluídos, daqueles que são mais frágeis, distancia-se de Jesus. Ele destacou ainda necessidade da partilha para combater a indiferença e a discriminação e convocou os cristãos a partilharem a vida com os mais pobres, lutando por vida digna para todos.

“Sejamos, pois, capazes de partilhar o sofrimento de cada pobre com muita empatia e solidariedade. […] Partilhar é, de fato, reconhecer a dignidade de cada pessoa que sofre, construindo a proximidade”, disse.

A matéria completa pode ser lida aqui no site da SSB.

Fonte: Site da SSB

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.