Artigos

Sejam bem-vindos, caros internautas

Mensagem de abertura do Novo Site escrita pelo Secretário-geral do Regional Sul 1

Sejam bem-vindos, caros internautas!

Sim, todos, jornalistas, webmasters e outros profissionais de comunicação, gente de nossas comunidades católicas e de outras confissões religiosas, como também quem não se identifica com nenhum credo religioso.

Este novo site, totalmente reformulado, vem em boa hora, haja vista o rápido avanço das comunicações nas redes sociais, Facebook, Twitter, smartphone, iPad ou tablet, blogs e outros.

A Igreja sempre esteve intimamente ligada à comunicação, como podemos constatar ao longo da história. A comunicação do ‘Verbo’ que dá origem ao mundo e que fala pessoalmente em Jesus Cristo, continua também através da arte dos primeiros ícones cristãos, dos manuscritos e iluminuras da Idade Média, das primeiras Bíblias impressas e das inumeráveis obras que depois se seguiram como instrumentos de evangelização, até chegarmos ao uso do rádio e da televisão e, mais recentemente, da Internet e das redes sociais.

Falando em Redes Sociais, não posso deixar de citar o Papa emérito Bento XVI na sua mensagem para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais (2013): “No ambiente digital, existem redes sociais que oferecem ao homem atual oportunidades de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus. Mas estas redes podem também abrir as portas a outras dimensões da fé. Na realidade, muitas pessoas estão descobrindo – graças precisamente a um contato inicial feito on line – a importância do encontro direto, de experiências de comunidade ou mesmo de peregrinação, que são elementos sempre importantes no caminho da fé. Procurando tornar o Evangelho presente no ambiente digital, podemos convidar as pessoas a viverem encontros de oração ou celebrações litúrgicas em lugares concretos como igrejas ou capelas. Não deveria haver falta de coerência ou unidade entre a expressão da nossa fé e o nosso testemunho do Evangelho na realidade onde somos chamados a viver, seja ela física ou digital. Sempre e de qualquer modo que nos encontremos com os outros, somos chamados a dar a conhecer o amor de Deus até aos confins da terra”.

A Igreja é chamada a marcar presença também na rede, onde as pessoas estão se encontrando, e manifestar aí neste espaço o testemunho de sua fé, as “razões de sua esperança”.

Convido-os, portanto, a serem protagonistas da evangelização nesse ambiente digital, que certamente não é tarefa fácil e que exige novos métodos e novas atitudes. Entendidos, como o padre, escritor e teólogo Antonio Spadaro, mostram que não se trata apenas de uma questão técnica: “Não é somente aprender a ‘usá-la’ bem, mas porque foram chamados para ajudar a humanidade a compreender o significado profundo da própria rede no projeto de Deus: não como um instrumento a ser ‘usado’, mas como um ambiente a ser ‘habitado’”.

Essas páginas querem ser um meio de comunicação eficaz a serviço de todos e cada um dos meus irmãos no episcopado, como também das pastorais, organismos, associações e movimentos do Regional Sul 1 da CNBB. Este novo espaço foi desenvolvido com muito cuidado para transmitir, com mais dinamismo, as suas ações e as diversas informações da Igreja em São Paulo, no Brasil e no mundo. Evidentemente, ainda não se encontra 100% pronto, e precisa ser continuamente melhorado e, para isso, contamos com a sua participação.

Que este site seja expressão do mandato missionário de Jesus Cristo a seus discípulos: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!” (Marcos 16, 15).

Abraço a todos.

São Paulo, 28 de fevereiro de 2013.

Dom Tarcísio Scaramussa
Secretário Geral do Regional Sul 1

Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.