Arquidioceses e Dioceses Destaques Igreja no Brasil

Secretários Executivos dos Regionais da CNBB participaram de encontro em Porto Velho (RO)

O secretário executivo do Regional Sul 1 (São Paulo), padre João Carlos Deschamps esteve entre os dezoito secretários que participaram do Encontro dos Secretários Executivos, que aconteceu em Porto Velho (RO). Na oportunidade, conheceram o assentamento Flor do Candeias, um momento de está perto da agricultura familiar. Foto: PASCOM Arquidiocesana

Secretários Executivos dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram entre os dias 16 a 20 de julho, em Porto Velho (RO) do encontro que reuniu os articuladores da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

O evento teve por objetivo gerar comunhão e estudar o trabalho de evangelização a serviço dos regionais e das dioceses em todo o país.

O encontro foi sediado pelo Regional Noroeste que é composto pelas dioceses de Cruzeiro do Sul (AC), Guajará-Mirim (RO), Humaitá (AM), Ji-Paraná (RO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Labrea (AM). Padre Deusmar Jesus da Silva, subscretário adjunto de Pastoral na CNBB, participou do encontro.

Para o arcebispo de Porto Velho, dom Roque Paloschi, o encontro dos secretários executivos foi uma oportunidade de apresentar as realidades, alegrias e esperanças desta Igreja com rosto amazônico. “Esse encontro nos ajudou a compreender melhor a dimensão da Igreja que vive da Comunhão. Somos chamados a servir, defender e promover uma Igreja evangelizadora, comprometida também com o zelo de toda a criação”, declarou o arcebispo.

Bispo de Guajará-Mirim e secretário do Regional Noroeste da CNBB, dom Benedito Araújo disse que o encontro estava sendo muito aguardado pelo regional.  “É a primeira vez que nós enquanto regional estamos acolhendo um encontro desta magnitude. Esse momento acaba sendo enriquecedor tanto para a Igreja anfitriã, como para aqueles que nos visitam, sobre tudo nessa dinâmica de troca de experiências de conhecimento de novas realidades e novos desafios”, relatou.

Dom Benedito Araújo disse ainda que “a união dessa pluralidade de pensamentos de Igreja e ações missionárias é edificante, sobre tudo num momento tão especial que é esse envolvimento de todos nós com a preocupação de bem responder a proposta do papa Francisco no que diz respeito ao Sínodo da Amazônia”.

Dentro da programação, além de partilhas das realidades das dioceses do Regional, houve, ao longo da semana, conheceram o assentamento Flor do Candeias, pavilhão da feira Padre Juquinha, um momento de está perto da agricultura familiar; o projeto “aprender a ser”, na região do lixão de Porto Velho, a história de Rondônia através dos pontos turísticos de Porto Velho e a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio.

O próximo encontro acontecerá no Regional Sul II, Estado do Paraná.

Com informações do Regional Nordeste 4 e CNBBB

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.