
Os frades da Província Carmelitana de Santo Elias participaram de uma Semana de Formação Permanente no Convento do Carmo, no bairro Bela vista, em São Paulo, de 30 de outubro a 1º de novembro. O tema central do encontro foi o Documento 107 da coleção azul da CNBB, “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”. A formação contou com a participação de párocos, priores, reitores, padres novos e ecônomos de todas as casas da Província, e foi assessorada pelo padre Jordélio Siles Ledo, CSS. Durante os dias em que estiveram reunidos, os frades também fizeram uma avaliação dos trabalhos pastorais e o planejamento para 2018.
Frei Fernando Bezerra, O.Carmo, do Convento do Carmo de Angra dos Reis, atual conselheiro para a formação da Província, falou sobre a importância do tema principal do encontro deste ano:
“O Documento que a CNBB publicou sobre a Iniciação Cristã traz muitas indicações novas, que exige da Igreja uma adaptação a essa nova metodologia. Implantar esse novo método exige de nós uma adequação e uma devida formação. Tivemos esse encontro, que nos deu um conhecimento inicial, e o nosso desafio agora é implementar ações que possam viabilizar essa proposta e, assim, possamos formar discípulos e missionários de cristo, como a Igreja nos pede, e não apenas pessoas para receber os sacramentos. Ou seja, formar pessoas capazes de aderir uma proposta cristã, que é para toda a vida.”
Para Frei Martinho Ferreira, O.Carmo, do Convento do Carmo de Santos, a Catequese é um tema importantíssimo, que deve ser aprofundado sempre que possível. “A catequese não é dar catecismo só. É falar do Evangelho, é conversar de direção espiritual com uma pessoa, é você se encontrar com um amigo na rua e deixar transparecer para ele que está tudo bem na sua vida, inclusive na sua vida interior. A catequese pra mim é um espaço bastante vasto de sentido, sempre orientado para Jesus Cristo e para nossa vida, para nossa opção, para o presbiterado que exercemos”, disse.
A Província Carmelitana de Santo Elias reúne os frades da Ordem do Carmo presentes nas cidades de São Paulo, Santos, Itu, Mogi das Cruzes, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Salvador, Belo Horizonte, Unaí, Brasília e Palmas.
Um refúgio no Centro de São Paulo
A Semana de Formação Permanente da Província de Santo Elias foi realizada em 2017 num dos endereços mais tradicionais da cidade de São Paulo, o Convento do Carmo, que integra o Complexo da Basílica do Carmo, no bairro Bela Vista. No local funciona também o Instituto de Espiritualidade Santa Teresa de Jesus (IESTE), que acomoda até 50 pessoas, numa atmosfera de tranquilidade, fé, silêncio e oração. É uma referência para todos os que procuram um lugar para meditar, orar, viver a fraternidade e ouvir a Deus.
“A marca do carmelo, como muitos papas já disseram, é a oração. Oração acompanhada, sem dúvida, de muito trabalho, empenho e dedicação. Procuramos aqui ser esse sinal de Deus. No silêncio, na oração, no trabalho, na acolhida dos fiéis e dos grupos que vêm a esse Convento, buscamos irradiar o carisma carmelitano e ajudar a todos a seguirem Nosso Senhor Jesus Cristo, a amarem a Virgem Maria, a se comprometerem com o Evangelho, vivendo uma espiritualidade consistente, não de superficialidade”, pontuou Frei Jerry Fonseca, O.Carmo, pároco da Basílica do Carmo.
De São Paulo, colaboração, Andréia Gripp, Jornalista da Província Carmelitana de Santo Elias


