Dioceses

Reunião Geral do Clero da Diocese de Santo André aprofunda temas da vida pastoral e ação caritativa da Igreja

A Diocese de Santo André realizou na manhã de quinta-feira (27/05), a segunda Reunião Geral do Clero no ano de 2021, que destacou as prioridades para o protagonismo de uma Igreja Sinodal, a unidade diocesana em sintonia com as ações da Igreja no Brasil e no mundo, e a importância das iniciativas de solidariedade em tempos de pandemia.

Retornando ao formato presencial desde o início do ano (seguindo os protocolos de distanciamento físico mínimo de dois metros, uso de máscaras e álcool em gel), o encontro ocorrido na Paróquia São Judas Tadeu, no Bairro Campestre, em Santo André, contou com as presenças do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, do vigário geral Pe. Ademir Santos de Oliveira, e reuniu diversos padres e diáconos do Grande ABC, sempre em sintonia com a prática dos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral (2018-2022), com as atividades do Ano Vocacional Diocesano e o incentivo das ações solidárias, por meio do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, a fim de atender a população mais carente afetada pela crise acentuada pela pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

“Podemos destacar dessa reunião que a nossa diocese está em perfeita sintonia com o Papa Francisco, com toda a dinâmica de reforma que ele está desenvolvendo na Igreja e que de alguma forma nó estamos, também, caminhando junto com ele, no sentido de que nossa diocese realizou o Sínodo Diocesano (2016-2017), fez todo esse processo de escuta. Instaurou essa dimensão da sinodalidade, buscando sempre a escuta, seja do povo de Deus, escuta também através dos conselhos econômicos paroquiais, os CAEPs (Conselhos de Assuntos Econômicos Paroquiais) os CPPs (Conselhos de Pastoral Paroquial). Então, de forma que a gente está vivenciando e cada vez mais devemos vivenciar esse evento que foi o Sínodo Diocesano e todas as orientações e as normativas que brotaram deste Sínodo”, analisa o vigário geral, Pe. Ademir Santos de Oliveira.

Após a oração inicial, Dom Pedro proferiu uma palavra de acolhida aos sacerdotes e foi realizada a leitura da ata da última reunião realizada em fevereiro de 2021.

Confira a íntegra da matéria no site da Diocese de Santo André.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.