Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Regional Sul 1 se prepara para Assembleia Estadual da 6º Semana Social Brasileira que ocorrerá em dezembro

Com o tema: Mutirão pela Vida: terra, teto e trabalho, as ações em preparação para a Assembleia Estadual daSSB foram apresentadas na 43ª Assembleia das Igrejas Particulares durante reunião com lideranças

Aproveitando a presença dos participantes da 43ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP), do Regional CNBB Sul 1, realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, em Aparecida (SP), a equipe organizadora da 6ª Semana Social Brasileira (SSB) no Estado apresentou, na noite do dia 14, as ações de organização para realização da Assembleia Estadual da SSB que ocorrerá no dia 4 de dezembro na capital paulista.

Segundo seu site institucional, a SSB que ocorre no Brasil desde 1991, é “uma convocação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora. É realizada de forma coletiva com as Pastorais Sociais, Igrejas Cristãs, Inter-religiões, Movimentos Populares, Associações, Sindicatos, e Entidades de Ensino, na pluralidade cultural e étnica do Brasil. A SSB articula as forças populares e intelectuais para o debate de questões sociopolíticas do país, para uma ação Sociotransformadora.  Tem como objetivo “sensibilizar a sociedade, mobilizar e articular forças sociais, fortalecer e multiplicar as lutas por direitos para desencadear novos processos de organização popular em torno do desafio/apelo/exigência maior de nosso tempo: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem-terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que provém do trabalho´, relatado pelo papa Francisco.

Dom Reginaldo Andrietta, bispo diocesano de Jales (SP) ereferencial para a SSB no Regional Sul 1, destacou a importância desta ação já em consonância a próxima Campanha da Fraternidade (CF) que terá como temaFraternidade e Fome. Iniciando a roda de partilha com bispos e lideranças das dioceses e arquidioceses do Estado, na sala Dom Hélder Câmara, do Hotel Rainha do Brasil, a passagem da multiplicação dos pães do Evangelho de Mateus foi a inspiração do encontro, texto bíblico que servirá de base para as reflexões da CF 2023.“É muito importante que com esse processo da SSB possamos aprender a fazer análise de conjuntura e reivindicar políticas públicas. É fundamento do Evangelho sermos testemunhas, na prática e na ação concreta” comentou Andrietta.

Os participantes da conversa contribuíram com suas experiências locais e demandas para a continuidade da organização e o êxito da SSB, enquanto agentes de transformação e ação social. A articulação das arquidioceses e dioceses junto aos sub-regionais foi definida como ponto principal para alcançar os objetivos da 6ª SSB e a sustentabilidade dos trabalhos como base já de uma 7ª edição. As contribuições ainda permearam a articulação com outras frentes e movimentos sociais além das frentes pastorais, o trabalho de formação do laicato tendo como base a Doutrina Social da Igreja e a inserção da juventude e da família nas pastorais sociais.

A equipe organizadora da 6ª SSB no Regional Sul 1 conta com a participação, além do bispo referencial, Dom Reginaldo Andrietta, do assessor regional da Pascom, Pe. Tiago Barbosa; coordenador regional da Pastoral da Saúde, José Gimenes; Mônica Lopes, da Pastoral Movimento Fé e Política; Luiza Camargo, da Comissão Brasileira Justiça e Paz; Luciane Udovic, do Grito dos Excluídos, e Peterson Prates, do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.