123

Propostas e inspirações são os frutos para uma nova Pastoral Familiar

Para delinear uma nova pastoral familiar a fim de atender aos desafios dos nossos tempos, arcebispos, bispos, padres, diáconos e lideranças das arquidioceses e dioceses do Regional Sul 1 (Estado de São Paulo) estiveram reunidos de 14 a 16 de outubro, na Vila Kostka, em Itaici – Indaiatuba-SP. A 38ª Assembleia das Igrejas Particulares reuniu mais de 250 pessoas nos três dias de evento, em uma programação intensa sobre o tema “Nova Pastoral Familiar à luz da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia.” O tema central foi escolhido, dentre outras sugestões apresentadas durante a Assembleia Regional dos Bispos, realizada em junho, em Aparecida. Para ajudar na preparação da Assembleia das Igrejas foi elaborado um subsídio e enviado aos participantes antecipadamente.
No primeiro dia de Assembleia, Dom João Bosco Barbosa de Souza, presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB Nacional e bispo diocesano de Osasco, fez a apresentação sobre o tema principal da 38ª Assembleia, utilizando o subsídio estudado pelos participantes. No sábado, 15, o casal Pedro e Ketty de Rezende, da Arquidiocese de Campinas, que foram auditores no Sínodo dos Bispos, contaram sobre a experiência vivida durante o Sínodo, realizado no Vaticano, em outubro de 2015. Eles ajudaram a refletir sobre a importância de evangelizar as famílias para que as famílias sejam evangelizadoras.

untitled3
Casal Pedro e Ketty

Os participantes reuniram-se em grupos para responder aos questionamentos propostos na reflexão e expuseram as constatações em plenárias. Intercalando com celebrações litúrgicas, que levaram a todos a profundas experiências de oração, os debates e apresentações seguiram até o domingo ao meio-dia.
“Esta Assembleia é um espaço de inspirações e proposições. Agora temos uma missão: repensar nossas estruturas para que percorramos uma nova caminhada missionária com muito empenho”, afirmou Dom Airton José dos Santos, presidente do Regional Sul 1 da CNBB, no encerramento. Também enfatizou o momento rico de partilha e ajuda mútua proporcionada pela Assembleia. Os frutos desta Assembleia serão apresentados em um subsídio que será preparado por Dom João Bosco Barbosa de Souza.
A Assembleia das Igrejas particulares é órgão que expressa a comunhão, a participação e a missão das Dioceses deste Regional e chama-se Assembleia das Igrejas porque tem a participação de leigas e leigos que atuam nas Igrejas locais. A presidência do Regional Sul 1 é composta pelo arcebispo metropolitano de Campinas, Dom Airton José dos Santos, como presidente, pelo bispo diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, como vice-presidente e pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Julio Endi Akamine, como secretário-geral.
12345