Destaques Do Regional Presidente

Regional Sul 1 participa de Ato Ecumênico pela vacinação

Dom Pedro participou do ato. Foto: print e reprodução.

O bispo de Mogi das Cruzes e presidente do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Pedro Luiz Stringhini, participou, dia 21 de janeiro, em São Paulo, de um Ato Ecumênico pela Vacinação Já! Imediata, Gratuita e para todos. A iniciativa foi transmitida pelo canal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, no Youtube.

Também falaram no evento o presidente nacional da OAB, Dr. Felipe Santa Cruz, o presidente do SBPC, Ildeu de Castro Moreira, o presidente da ABI, Paulo Jerônimo de Sousa e o presidente da OAB-SP, Dr. Caio Augusto Silva Santos.

Participaram do ato, líderes de diversas religiões: judaica, islâmica, evangélica, afro brasileira e budista. Todos expressaram apoio ao Manifesto Vacinação Já, Imediata, Gratuita e Para Todos.

Na abertura do Ato, os presentes fizeram um minuto de silêncio em respeito a inúmeras vítimas pela Covid-19 e a solidariedade aos seus familiares.
Durante a cerimônia, foi lido manifesto assinado por cerca de 400 entidades da sociedade civil organizada, exigindo do Governo Federal um programa de vacinação de toda a população brasileira.

Ao fazer uso da palavra, o Dom Pedro Luiz agradeceu pelo convite de participar deste ato. “Com muita honra e também com bastante esperança, a CNBB do Regional Sul 1, que compreende todo o Estado de São Paulo, participa, em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), desta campanha pela vacinação já, imediata e gratuita para todos os brasileiros e brasileiras, nesse momento tão difícil do nosso país”.

Ainda em seu discurso, o bispo ressaltou que “é muito esperançoso saber que quase 400 entidades se unem. Isso é e muito consolador diante dessa situação de um desastre político e sanitário tão estrondoso no Brasil. Por isto, perguntamos se o Brasil aguenta mais dois anos uma situação deste porte, agravada por mais de 200 mil mortes e sem a vacina, que já deveria estar em distribuição”, disse.

O bispo também salientou a importância de, “em nome da Igreja Católica e em sintonia com a voz de outras religiões que se fazem presentes, dizer que nós acreditamos no Deus da vida e defendemos a vida. Portanto, utilizo as palavras de São Paulo (2 Cor 1,3-5) para dizer que o nosso Deus é o Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação e para que levemos esta consolação aos que mais sofrem, aos que mais são excluídos da sociedade e, portanto mais vulneráveis a toda essa situação sanitária lamentável do nosso País. E essa consolação, diz também a Sagrada Escritura, sustenta a nossa constância, nossa perseverança e a nossa esperança. Seja este, então o momento de pedido a Deus que nos sustente na esperança na ação, isto é, firmes e ativos para transformar o nosso país, tornando-o um país melhor e saudável para todos os brasileiros e brasileiras. Muito obrigado!”, disse o presidente do Regional.

O manifesto “Vacinação Já, Imediata, Gratuita e Para Todos” reúne quatro centenas de entidades, organizações e movimentos sociais em defesa do direito à imunização do conjunto da população brasileira contra Covid-19 pela rede pública de saúde. O Regional Sul 1 da CNBB apoia a iniciativa.

Assista, abaixo, em vídeo, a cobertura completa do Lançamento do Ato Ecumênico Pela Vacinação Já!

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.