Destaques Falecimento Notas Presidência

Regional emite nota de pesar pelo falecimento do Frei Carlos Josaphat

Em nota de pesar por ocasião do falecimento do Frei Carlos Josaphat Pinto de Oliveira, O.P, a presidência do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 1), em nome dos bispos deste Estado, se une a toda a Igreja do Brasil no louvor a Deus pela vida, contribuição e testemunho do Frei Josaphat, e apresenta condolências à Ordem dos Pregadores.

 

Confira aqui a nota da CNBB Sul 1 na íntegra:

 NOTA DE FALECIMENTO E PESAR DO FREI CARLOS JOSAPHAT

Faleceu ontem, dia 09/11, na cidade de Goiânia, Frei Carlos Josaphat Pinto de Oliveira, O.P (1921-2020). Nascido em Abaeté (MG), sua ordenação presbiteral ocorrida em 1945, foi precedida por uma trajetória formativa iniciada no Seminário da Arquidiocese de Diamantina e pelos estudos seminarísticos de filosofia e teologia em Petrópolis.

A dedicação à atividade acadêmica é um dos mais belos traços de sua vida e de sua contribuição à Igreja, com docência no renomado Colégio do Caraça (MG), no Seminário de Mariana (MG), de Fortaleza e Recife. Ao ingressar na Ordem dos Pregadores Dominicanos, pode aprofundar seus estudos na França, num período rico para a reflexão teológica.

Retornou ao Brasil em 1963, em momento sociopolítico efervescente e conturbado, e se posicionou com clareza junto a grupos com propostas de ação popular, como Juventude Universitária Católica (JUC) e a Ação Popular (AP),  fato que lhe rendeu o exílio na França e depois na Suíça, onde lecionou na Universidade de Friburgo ética na comunicação, tese de seu doutorado.

O retorno à sua pátria ocorreu em 1994, quando retomou as lições na Faculdade de Teologia dos dominicanos, em São Paulo, a partir de onde servia com seus conhecimentos a várias universidades. Além dessa intensa docência, legou uma vasta obra acadêmica com mais de 63 obras e outras publicações como artigos.

Não obstante a grandeza de sua trajetória por prestigiadas academias, testemunha, quem conviveu com ele, que fiel às suas origens, sempre se manteve alegre, simples e afável. Em Goiânia, encontrou ambiente para viver seus últimos dias em paz e entregar seu espírito Àquele que serviu por toda a vida. E, em atenção ao seu desejo, foi sepultado em sua Abaeté.

A Presidência do Regional Sul 1 da CNBB, em nome dos bispos deste Estado, se une a toda a Igreja do Brasil no louvor a Deus pela vida, contribuição e testemunho do querido Frei Josaphat, e apresenta condolências à Ordem dos Pregadores.

Dai-lhe Senhor o descanso eterno. E a luz perpétua o ilumine!

São Paulo, 10 de novembro de 2020.

Dom Pedro Luiz Stringhini
Presidente

Don Amador Caetano
Vice-Presidente

Dom Luiz Carlos Dias
Secretário

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.