Em nota de pesar por ocasião do falecimento do Frei Carlos Josaphat Pinto de Oliveira, O.P, a presidência do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 1), em nome dos bispos deste Estado, se une a toda a Igreja do Brasil no louvor a Deus pela vida, contribuição e testemunho do Frei Josaphat, e apresenta condolências à Ordem dos Pregadores.
 
Confira aqui a nota da CNBB Sul 1 na íntegra:

 NOTA DE FALECIMENTO E PESAR DO FREI CARLOS JOSAPHAT

Faleceu ontem, dia 09/11, na cidade de Goiânia, Frei Carlos Josaphat Pinto de Oliveira, O.P (1921-2020). Nascido em Abaeté (MG), sua ordenação presbiteral ocorrida em 1945, foi precedida por uma trajetória formativa iniciada no Seminário da Arquidiocese de Diamantina e pelos estudos seminarísticos de filosofia e teologia em Petrópolis.
A dedicação à atividade acadêmica é um dos mais belos traços de sua vida e de sua contribuição à Igreja, com docência no renomado Colégio do Caraça (MG), no Seminário de Mariana (MG), de Fortaleza e Recife. Ao ingressar na Ordem dos Pregadores Dominicanos, pode aprofundar seus estudos na França, num período rico para a reflexão teológica.
Retornou ao Brasil em 1963, em momento sociopolítico efervescente e conturbado, e se posicionou com clareza junto a grupos com propostas de ação popular, como Juventude Universitária Católica (JUC) e a Ação Popular (AP),  fato que lhe rendeu o exílio na França e depois na Suíça, onde lecionou na Universidade de Friburgo ética na comunicação, tese de seu doutorado.
O retorno à sua pátria ocorreu em 1994, quando retomou as lições na Faculdade de Teologia dos dominicanos, em São Paulo, a partir de onde servia com seus conhecimentos a várias universidades. Além dessa intensa docência, legou uma vasta obra acadêmica com mais de 63 obras e outras publicações como artigos.
Não obstante a grandeza de sua trajetória por prestigiadas academias, testemunha, quem conviveu com ele, que fiel às suas origens, sempre se manteve alegre, simples e afável. Em Goiânia, encontrou ambiente para viver seus últimos dias em paz e entregar seu espírito Àquele que serviu por toda a vida. E, em atenção ao seu desejo, foi sepultado em sua Abaeté.
A Presidência do Regional Sul 1 da CNBB, em nome dos bispos deste Estado, se une a toda a Igreja do Brasil no louvor a Deus pela vida, contribuição e testemunho do querido Frei Josaphat, e apresenta condolências à Ordem dos Pregadores.
Dai-lhe Senhor o descanso eterno. E a luz perpétua o ilumine!
São Paulo, 10 de novembro de 2020.

Dom Pedro Luiz Stringhini
Presidente

Don Amador Caetano
Vice-Presidente

Dom Luiz Carlos Dias
Secretário